Emocionada ao estar diante do candidato que se identificou como sobrinho do Marçal de Souza, o Magno Souza (PCO), a petista Giselle Marques falou sobre as lutas pela causa indígena e perguntou como o concorrente vai enfrentar este problema.

Antes da pergunta, ela disse: “Magno eu fiquei muito emocionada, no debate da Fetems, quando soube que você era sobrinho do Marçal de Souza, que foi assassinado por um latifundiário e defendia as terras indígenas. Participei do julgamento e, como presidente de uma entidade desta causa, estive a frente de várias lutas. E que bom que estamos aqui na frente de um descendente como você, que enfrenta as lutas das causas indígenas em Mato Grosso do Sul. Como vai enfrentar este problema?

O candidato então respondeu: “Estamos juntos com o Lula e vamos colocar de novo o Lula. Não escutei ninguém falar da demarcação nas aldeias e índio não quer mais viver na aldeia como um porco, um leitão. Nós queremos viver como vocês, brasileiros, em uma casa bonita, ir na praça, na academia…ninguém colocou como prioridade a causa indígena e Bolsonaro está contra a demarcação. Nenhum bolsonarista fez nada pela aldeia. O único que apoiou foi o Lula e agora os indígenas estão passando sede e fome e é por isso que me candidatei para buscar melhoria aos povos. Só com um indígena sentado lá é que vai ter uma mudança”, comentou.

Por fim, Giselle falou: “Parabéns Magno pela sua coragem de enfrentar esse palco, onde os Guarani kaiowá não são normalmente bem recebidos. E fico feliz em ver vocês aonde…somos campeões em assassinatos nestas etnias”, lamentou.

Ao final, Magno ressaltou que é o único indígena que pegou o espaço e a oportunidade. “Estou levando o lugar do meu tio, Marçal de Souza. Não tenho medo de ser morto pelos latifundiários, pelos fazendeiros e estou aqui para falar. Nossa proposta é acabar com a PM e armar a população”, finalizou.

Como assistir ao Debate Midiamax

Debate Midiamax está sendo transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOLhome do Jornal MidiamaxFacebookYouTube, TVE, TV Imaculada Conceição, Rádio Difusora Pantanal e Rádio Independente 90,9 FM, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul.

Além de poder acompanhar o debate ao vivo no site do Jornal Midiamax, haverá também transmissão em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook, contando com transmissão nacional pela página do UOL e também cobertura pelo Twitter.

A TVE (Canal 4.1 em Campo Grande, 13.1 em Dourados e Região e Canal 15 da NET) vai retransmitir o sinal. Ou seja, desde às 20h do dia 19 de setembro é possível assistir ao debate na íntegra nesses canais.

Além disso, o debate está sendo transmitido na TV Imaculada Conceição (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora Pantanal (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.

As regras e temas do debate foram definidos durante reunião com representantes dos candidatos. O debate acontece em cinco blocos, seguindo um modelo aprovado pelos candidatos.