Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam projeto de lei que trata da legislação previdenciária de MS

Também está na pauta, primeira votação do projeto sobre o organograma do novo governo de MS
Renata Volpe -
política governo projetos deputados alems (1)
Plenário da Alems. Foto: Divulgação, Alems

Pautado para primeira votação em sessão nesta quinta-feira (15), os deputados de analisam que trata da legislação previdenciária do Estado.

De autoria do Poder Executivo, o projeto acrescenta e altera a redação de dispositivos das Leis 3.150, 3.545 e 4.487 que tratam da legislação. Segundo o texto, a proposta é criar o Conselho Deliberativo e Fiscal.

Ainda, o projeto organiza a carreira de gestão previdenciária e cria 14 cargos de comissão, extraídos do quantitativo de cargos de direção, de chefia, e de assessoramento da Administração Direta do Poder Executivo Estadual.

Transação de créditos

Ainda na pauta e também do Poder Executivo, será votado em primeira discussão, projeto de lei para que o Estado de Mato Grosso do Sul, suas autarquias e fundações realizem transação de créditos.

Também relativo à tributação, deve ser votado o Projeto de Lei 288/2022, do Executivo. A proposta altera a Lei 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado.

Os deputados também devem votar o Projeto de Lei 281/2022, do Ministério Público Estadual. A matéria autoriza a extinção do Fundrogas (Fundo Especial de Execução de Programas de Combate às Drogas no âmbito do Ministério Público), criado pela Lei 2.030/1999.

Redação final

Duas propostas do Poder Executivo, aprovadas em segunda discussão, devem retornar ao plenário por terem sofrido emendas. Uma delas é o Projeto de Lei 272/2022, que altera as Leis 1.963/1999 e 3.826/2009.

Entre os objetivos, está a dispensa da cobrança da contribuição destinada ao Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul), nas operações de saída de animais de estabelecimento de produtor, decorrente de doação a entidades beneficentes.

Também deve ter a redação final votada nesta quinta-feira o Projeto de Lei 273/2022. A matéria cria o da Sefaz (Superintendência de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda).

Segunda discussão

Em segunda discussão, está pautado o PEC (Projeto de Emenda Constitucional) 04/2022, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB) e outros parlamentares. A proposta altera o artigo 114 da Constituição de Mato Grosso do Sul para incluir “a competência para o Tribunal de Justiça julgar incidente de resolução de demandas repetitivas e reclamação nas hipóteses que especifica”.

MPE

Deve ser votado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2022, do Ministério Público Estadual (MPE). A proposta altera a Lei Complementar 72/1994, a Lei Orgânica do MPE.

De acordo com o órgão, as mudanças visam à modernização da legislação vigente e sua adequação à realidade constitucional atual.

MS-Empreendedor

Os parlamentares devem votar o Projeto de Lei Complementar 13/2022. A matéria altera a Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor).

O objetivo é excluir o vocábulo “produtivo” ou expressões semelhantes, “para evitar interpretação que restrinja a aplicabilidade da lei a empreendimentos industriais”.

MS Forte-Indústria

Também tendo com um dos objetivos o de retirar a palavra “produtivo” do texto, o Projeto de Lei 279/2022, do Executivo, está pautado para esta quinta-feira. A matéria altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 4.049/2011, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria).


Organograma do novo Governo de MS

Conforme mensagem do Governo, a “proposta apresenta uma nova estrutura organizacional enxuta, com a previsão de 11 Secretarias de Estado, cuja condução das pessoas e dos processos será orientada para a obtenção de resultados para a sociedade sul-mato-grossense”.

O Projeto de Lei 280/2022 é mais uma proposta do Executivo pautada para hoje. A proposição dispõe sobre o Quadro Geral de cargos de provimento em comissão do Grupo de Direção e Assessoramento dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual.

Deve ser votado, ainda, o Projeto de Lei 286/2022, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 5.623/2020, para atender a política de incentivo fiscal.

A proposta acrescenta as atividades de corte e dobra de aço ou ferro para efeitos de utilização de benefício fiscal e altera o percentual na modalidade de redução do saldo devedor do ICMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente

Política

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"