Deputados de MS votam PEC para proibir nepotismo em órgãos estaduais
PEC muda o disposto da Constituição de Mato Grosso do Sul
Renata Volpe –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em segunda votação nesta quarta-feira (14), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul analisam a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para proibir nepotismo nos órgãos do Estado.
De autoria do presidente da Alems (Assembleia Legislativa), Paulo Corrêa (PSDB), a PEC muda o disposto no parágrafo 7º do artigo 27 da Constituição Estadual.
De acordo com o texto, é vedada a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no Tribunal de Contas, no Ministério Público e na Defensoria Pública, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.
Defensoria Pública
Ainda em segunda discussão, projeto que cria o Conselho Penitenciário de Mato Grosso do Sul. A mudança aumenta para nove o número de conselheiros para que haja participação de representantes da Defensoria Pública da União e um da Defensoria Pública do Estado.
Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência
Também na pauta, o Projeto de Lei 239/2022, do Executivo, institui o Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAD-PCD/MS). O Fundo será direcionado para a realização e financiamento de políticas positivas e afirmativas, programas, projetos e ações destinados ao atendimento de pessoas com deficiência residentes e domiciliadas no Estado.
Agehab
Assim, está pautado o Projeto de Lei 247/2022, do Poder Executivo. O objetivo, conforme o governo, é adequar o valor da renda familiar dos beneficiários integrantes dos programas sociais formulados no âmbito da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) e atender as famílias com renda familiar de até cinco salários mínimos.
Morar Legal
Ainda de autoria do Poder Executivo, deve ser votado o Projeto de Lei 270/2022. A primeira normativa criou o programa de recuperação de créditos “Morar Legal”, e a segunda lei instituiu o Programa de Regularização de Contratos de Imóveis, referentes ao “Morar Legal – Regularização”.
Tributação
Há, ainda, três matérias ligadas à tributação: os Projetos de Lei 271/2022 e o 273/2022. O primeiro muda a Lei 5.941/2022, que dispõe sobre os indicadores para a distribuição da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações) referente à educação, e estabelece o Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS).
Assim, o segundo cria o Conselho Superior da Superintendência de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda.
A terceira proposição é o Projeto de Lei 273/2022, que cria o Conselho Superior da Superintendência de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda.
Poder Judiciário
Uma proposta do Poder Judiciário também está pautada para hoje. Trata-se do Projeto de Lei 250/2022, que institui o Código de Organização e Divisão Judiciária de MS.
Contudo, entre os objetivos do projeto, está o de estabelecer, de forma expressa, que nas unidades jurisdicionais com atuação simultânea de dois ou mais juízes de direito, não sendo nenhum deles o titular, “a administração do cartório caberá ao mais antigo na entrância, ressalvando-se a existência de deliberação contrária de ambos, devidamente comunicada à Corregedoria-Geral de Justiça”.
Discussão única
Os deputados também devem votar, em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo 13/2022, da Mesa Diretora. A matéria aprova o Plano de Aplicação de Recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS) para o próximo ano.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.