Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS se dividem sobre cobrança de mensalidades em universidades públicas

Proposta deve ser analisada na CCJ da Câmara dos Deputados
Dândara Genelhú -
deputados deputados vão analisar veto
Foto: Agência Câmara.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 206/2019 divide opiniões na bancada de deputados federais por Mato Grosso do Sul. A matéria, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe a cobrança de mensalidade em universidades públicas do país.

A matéria deveria ter sido analisada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) nesta terça-feira (24), no entanto, foi adiada pela ausência do relator. Além disso, os deputados federais pediram audiência pública antes da proposta ser discutida na Comissão.

Para a deputada por MS, (União Brasil), “viabilizar a matrícula e a permanência dos estudantes mais vulneráveis é um dever do estado”. A parlamentar afirmou ao Jornal Midiamax que é contra a matéria, pois “a gratuidade do ensino público promove a inclusão social e o desenvolvimento humano”.

Segundo ela, “a PEC 206 vai tolher qualquer possibilidade de crescimento àqueles que mais precisam. É inaceitável”.

Para o deputado (PSD), a cobrança de mensalidades em universidades públicas aumenta, ainda mais, as ‘barreiras que impedem o acesso de milhões de brasileiros ao ensino superior’.

“Voto contra! Mais do que um absurdo, o mérito desta PEC é inconstitucional! A universidade pública deve ser essencialmente pública, gratuita e de qualidade para todos”, conclui o parlamentar.

À reportagem, o deputado (PT) disse que a bancada do PT é contra a matéria. “Isso é a entrada da privatização do ensino público”, afirmou.

Deputados apoiam mensalidades

inião divergente dos colegas, o deputado Luiz Ovando (PP) é favorável à cobrança de mensalidades em universidades públicas.

O deputado justifica que universidades públicas são frequentadas por estudantes que estudaram em escolas de ‘excelência’, pois “aluno pobre da escola pública não terá condição de concorrer em nível de igualdade com o aluno de escola particular”. Assim, acredita que “o aluno de universidade pública tem a obrigação de contribuir para a melhora do ensino universitário e médio conforme suas condições econômicas”.

O Jornal Midiamax acionou outros deputados federais por MS, no entanto não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)