Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS aprovam ‘ICMS da educação’ e mais cinco projetos

Projeto reserva 10% da arrecadação do tributo para municípios investirem na educação
Adriel Mattos -
ICMS
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na sessão desta quinta-feira (11) o Projeto de Lei 214/2022, que garante 10% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para municípios investirem na educação.

Seria criado o IQE (Índice de Qualidade da Educação), para determinar que a parcela discricionária da cota parte de 10% do devem ser distribuídos com base em indicadores na melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento na equidade.

O índice será calculado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e pretende desenvolver formação continuada aos professores, avaliação e acompanhamento dos indicadores e fortalecimento da gestão escolar. Cada município receberá de acordo com o desempenho.

A matéria passou em primeira discussão, devendo ser votada novamente nas próximas sessões.

Retirado de pauta

O presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), retirou da pauta o Projeto de Lei 192/2022, do Poder Executivo, que regula o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e os regimes de exploração desse serviço. A matéria, que está gerando polêmica, sofreu o terceiro pedido de vistas seguido na sessão de ontem, quarta-feira (10).

O pedido foi feito pelo deputado estadual (PSD), após protesto dos empresários na Casa. Eles alegam que o projeto vai encarecer o custo para os usuários do transporte intermunicipal e acabar com mais de 3 mil empregos.

A Abrafrec (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos) se manifestou contra o projeto de lei em nota técnica enviada aos deputados e afirma que, se aprovado, o texto pode causar a extinção de 3 mil vagas de trabalho relacionadas à atividade do fretamento.

“Haverá outra reunião dentro do governo amanhã [sexta-feira, 12], então vamos transferir o projeto para terça-feira, para discutir na maior paz do mundo”, justificou Corrêa.

Ordem do Dia

Também em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 6/2022, que altera e acrescenta dispositivo à Lei Complementar 57/1991, que regulamenta artigo da Constituição do Estado que trata sobre parcela da receita pertencente aos municípios. A matéria visa regulamentar o IQE.

Já em redação final, passou o Projeto de Lei 205/2021, de (PP), que trata sobre a forma de apresentação da Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul.

Já o Projeto de Lei 41/2022, também de Vendramini, altera a redação da Lei Estadual 3.641/2009, que instituiu o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. O objetivo é excluir a necessidade de informar o nome do atendente ao solicitar o ingresso no Cadastro.

Em discussão única, foram aprovados os Projetos de Resolução 6/2022 e o 13/2022. Essas matérias são relativas à concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e nenhuma delas está disponível no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Katy Perry e Justin Trudeau são flagrados trocando beijos em iate na Califórnia

Jovem de 22 anos finge ser sequestrado em SP para conseguir dinheiro da própria mãe

servidores sidrolandia

Prefeitura de Sidrolândia proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

STF mantém multa de R$ 40 mil a prefeito de Corumbá por morte de bebê na barriga da mãe

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

adriane governo

Plano do Governo Federal deve reduzir filas na Saúde de Campo Grande, diz Adriane Lopes

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista morre após carreta capotar na BR-163 entre Naviraí e Juti

Caminhão Scania tombou próximo ao acostamento por volta das 14h30 desta terça-feira (14)

Le Blog Maria Antonia

Halloween Sephora 2025: Anitta é confirmada como atração principal do baile de beleza

Um dos eventos mais aguardados do calendário de moda e beleza está de volta! A sexta edição do “Baile de Halloween” da Sephora já tem data, tema e atrações confirmadas. Marcado para o dia 18 de outubro de 2025 (sexta-feira), o baile acontecerá em um local inédito em São Paulo e trará uma programação de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Maroon 5 anuncia show gratuito e exclusivo em São Paulo em dezembro

Os fãs de Maroon 5 já podem começar a contagem regressiva! A banda norte-americana fará um show gratuito e exclusivo em dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. A novidade foi anunciada pela Budweiser, que será responsável por organizar o evento Bud Live, trazendo o grupo liderado por Adam Levine de volta ao Brasil … Continued

Transparência

Promotoria apura TAF feminino de concurso para Agentes Socioeducativos em MS

Mulheres registraram questionamentos sobre edital na ouvidoria do Ministério Público