Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS aprovam ‘ICMS da educação’ e mais cinco projetos

Projeto reserva 10% da arrecadação do tributo para municípios investirem na educação
Adriel Mattos -
ICMS
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na sessão desta quinta-feira (11) o Projeto de Lei 214/2022, que garante 10% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para municípios investirem na educação.

Seria criado o IQE (Índice de Qualidade da Educação), para determinar que a parcela discricionária da cota parte de 10% do devem ser distribuídos com base em indicadores na melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento na equidade.

O índice será calculado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e pretende desenvolver formação continuada aos professores, avaliação e acompanhamento dos indicadores e fortalecimento da gestão escolar. Cada município receberá de acordo com o desempenho.

A matéria passou em primeira discussão, devendo ser votada novamente nas próximas sessões.

Retirado de pauta

O presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), retirou da pauta o Projeto de Lei 192/2022, do Poder Executivo, que regula o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e os regimes de exploração desse serviço. A matéria, que está gerando polêmica, sofreu o terceiro pedido de vistas seguido na sessão de ontem, quarta-feira (10).

O pedido foi feito pelo deputado estadual (PSD), após protesto dos empresários na Casa. Eles alegam que o projeto vai encarecer o custo para os usuários do transporte intermunicipal e acabar com mais de 3 mil empregos.

A Abrafrec (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos) se manifestou contra o projeto de lei em nota técnica enviada aos deputados e afirma que, se aprovado, o texto pode causar a extinção de 3 mil vagas de trabalho relacionadas à atividade do fretamento.

“Haverá outra reunião dentro do governo amanhã [sexta-feira, 12], então vamos transferir o projeto para terça-feira, para discutir na maior paz do mundo”, justificou Corrêa.

Ordem do Dia

Também em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 6/2022, que altera e acrescenta dispositivo à Lei Complementar 57/1991, que regulamenta artigo da Constituição do Estado que trata sobre parcela da receita pertencente aos municípios. A matéria visa regulamentar o IQE.

Já em redação final, passou o Projeto de Lei 205/2021, de Evander Vendramini (PP), que trata sobre a forma de apresentação da Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul.

Já o Projeto de Lei 41/2022, também de Vendramini, altera a redação da Lei Estadual 3.641/2009, que instituiu o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. O objetivo é excluir a necessidade de informar o nome do atendente ao solicitar o ingresso no Cadastro.

Em discussão única, foram aprovados os Projetos de Resolução 6/2022 e o 13/2022. Essas matérias são relativas à concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e nenhuma delas está disponível no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

salário

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Com semifinalistas do Sul-Mato-Grossense definidos, times buscam vaga para torneios nacionais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C

Política

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Ana Paula estaria exercendo simultaneamente três funções remuneradas, uma delas como diretora que exige dedicação exclusiva em escola durante 40h semanais

Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público

Brasil

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário