O candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do MDB, diz que da parte dele o debate Midiamax ‘será de alto nível'. Veterano em eleições, o emedebista, que já foi governador por dois mandatos, destaca que usará o espaço para apresentar propostas.

No total, oito candidatos que disputam a cadeira se reúnem na próxima segunda-feira (19), às 20h, para apresentarem suas propostas aos leitores.

“Que seja um debate de alto nível, de nossa parte será. Usaremos o espaço para apresentar propostas e esperamos que todos os participantes façam o mesmo”, adiantou Puccinelli.

André é médico, já foi secretário da saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Deputado Estadual, Deputado Federal, Prefeito de e Governador do Estado.

Como vice-governadora foi registrada na chapa a candidatura da ex-secretária de assistência social do Estado, Tânia Garib. Conforme o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), André tem apoio da coligação do MDB com o Solidariedade e o DC.

Debate Midiamax

Debate Midiamax ocorre às 20 horas da próxima segunda-feira e será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOLhome do Jornal MidiamaxFacebookYouTube, TVE, TV Imaculada, Rádio Difusora Pantanal e Rádio independente 90,9 Ind FM, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul.

Os oito candidatos ao Governo do Estado Adonis Marcos (Psol), André Puccinelli (MDB), Capitão Contar (PRTB), (PSDB), Giselle Marques (PT), Magno de Souza (PCO), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil) já confirmaram presença no debate.

Além de poder acompanhar o debate ao vivo no site do Jornal Midiamax, haverá também transmissão em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook, contando com transmissão nacional pela página do Uol, na TV Uol.

A TVE (Canal 4.1 em Campo Grande, 13.1 em e Região e Canal 15 da NET) vai retransmitir o sinal. Ou seja, a partir das 20h do dia 19 de setembro será possível assistir ao debate na íntegra nesses canais.

Além disso, o debate será transmitido na TV Imaculada (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.

Regras do Debate Midiamax

As regras e temas do debate foram definidos durante reunião com representantes dos candidatos a governador de Mato Grosso do Sul. O debate acontecerá em cinco blocos, seguindo um modelo aprovado pelos candidatos.

1º bloco

Neste momento, será realizado sorteio da ordem — que será utilizada para os blocos acordados — para questionamentos dos próximos blocos, realizados pelo mediador ao vivo. Também no primeiro bloco, os oito candidatos poderão se apresentar em 1 minuto e 30 segundos.

2º bloco

Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para outro candidato, que será sorteado na hora. Os questionamentos deverão ser sobre os seguintes temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura e Saneamento, Combate à Corrupção e Transparência, Servidor Público, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Habitação, Ambiente, Turismo, e Assistência Social.

Pergunta: 45 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

3º bloco
Cada candidato terá total liberdade para escolher um candidato para questionar e qual pergunta irá realizar. Cada candidato poderá ser escolhido para responder apenas uma vez.

Pergunta: 45 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

4º bloco
Cada candidato poderá fazer uma pergunta para outro concorrente sorteado na hora. Neste bloco, será sorteado outro postulante para comentar a resposta. Logo após o comentário, quem perguntou poderá realizar réplica e quem respondeu pode fazer tréplica.

Pergunta: 45 segundos
Resposta: 2 minutos
Comentário: 1 minuto
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

5º bloco

Um novo sorteio será realizado no último bloco para definir a ordem de considerações finais dos candidatos. Cada candidato terá 2 minutos para considerações finais.

Direito de resposta

Haverá uma banca jurídica para julgar os pedidos de direito de resposta, feitos pelas assessorias jurídicas de cada candidato. As equipes dos postulantes podem acionar a banca quando julgarem que houve prejuízo para o candidato ou abuso por parte de concorrente.

O tempo do direito de resposta será de 30 segundos, concedidos ao fim do mesmo bloco ou início do bloco seguinte.