Confira como adolescentes de 15 anos podem tirar o título de eleitor para eleições 2022

Prazo para regularização, bem como emissão do título de eleitor termina em 4 de maio
| 27/04/2022
- 08:50
Título de eleitor
Título de eleitor pode ser solicitado até 4 de maio. - Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo.

Adolescentes de 15 anos de que vão completar 16 anos até 2 de outubro de 2022, quando está marcado o primeiro turno das eleições 2022, podem solicitar a primeira via do título de eleitor.

O prazo, no entanto, para regularização junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) termina em 4 de maio, ou seja, em uma semana.

Além da emissão da primeira via do título de eleitor, o cidadão tem até o período citado para regularizar eventual irregularidade no documento. Basta acessar o site da Eleitor e acessar a área à direita na qual está escrito 'autoatendimento ao eleitor'.

Confira como emitir a primeira via do título do eleitor

É possível pedir a emissão de forma online, por meio do sistema TítuloNet, usando computador, celular ou tablet. O eleitor precisa acessar o sistema, escolher a opção 'não tenho' na aba de 'título de eleitor' e preencher os campos solicitados com dados pessoais, nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

São necessárias ao menos quatro fotos para comprovar a identidade. Primeiramente, o adolescente ou qualquer pessoa que queira emitir o título tira uma selfie segurando um documento oficial de identificação. Depois, duas da própria documentação usada para comprovação da primeira foto.

Ainda, é preciso juntar um comprovante de residência. Homens entre 18 e 45 anos devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. É importante que as imagens estejam totalmente legíveis. Do contrário, o pedido pode ser negado pela Justiça Eleitoral.

E depois?

A solicitação da emissão deve ser acompanhada pela internet, bastando acessar a aba 'acompanhar requerimento' e informar o número de protocolo gerado ainda na primeira fase do atendimento.

Veja também

Últimas notícias