Com presença de ministros, Fórum do Corredor Bioceânico será realizado pela Assembleia de MS

Fórum será realizado nos dias 26 e 27 de maio com presença dos ministros do Turismo e das Relações Exteriores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
projeto
Assembleia Legislativa (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Com a presença confirmada dos ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, e do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) sedia nos dias 26 e 27 de maio, o 1º Fórum Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico.

Para promover a discussão do conjunto de benefícios proporcionados pelo projeto do Corredor Bioceânico, a programação abrange palestras, assinaturas de convênios, painéis e mesas-redondas.

De acordo com o presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), o evento foi proposto junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o senador Nelsinho Trad (PSD), que é presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, e o prefeito Valdir Júnior, presidente da Assomasul (Associação dos Municípios).

Segundo Corrêa, devem participar representantes dos governos e embaixadas dos países pelos quais passa a Rota Bioceânica. “Vamos discutir acordos, convênios, logística, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comércio, energia e mineração. Daqui, sairá uma carta de intenções a ser encaminhada ao Itamaraty”, enfatizou.

Para o presidente, o evento também será uma oportunidade para divulgar o potencial turístico do Estado. “Precisamos mostrar nossas belezas do Pantanal, as águas cristalinas de Bonito e nosso cartão de visita, que é o Bioparque do Pantanal”, disse.

Nelsinho Trad vem incentivando os prefeitos a participarem do encontro. “Precisamos debater o assunto de interesse do nosso Estado, que vai alavancar a economia de MS e do país”, comentou.

O coordenador nacional do Corredor Rodoviário Bioceânico, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, citou alguns dos impactos na economia para o Estado e para o país. “Mato Grosso do Sul deverá tornar-se um ‘hub’ logístico nacional, com a redução de custos e do tempo de viagem. O acesso facilitado a produtos asiáticos possibilitará a expansão da base industrial e a inserção nas cadeias globais de valor”, disse.

Ainda de acordo com Parkinson, o corredor promoverá parcerias com produtores argentinos, paraguaios e chilenos. “Isso forçará o empresário sul-mato-grossense a engajar-se nas práticas do comércio exterior, desenvolver sua própria logística e conhecer seu entorno geográfico. O corredor transformará a realidade do Estado e detalhes sobre esses benefícios serão discutidos no fórum”, argumentou.

Fórum

O público poderá acompanhar o evento por meio do canal 9 da Claro Net TV, TV Alems, YouTube, Facebook, Rádio Alems e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). Para participar presencialmente, será necessário o cadastro por meio do link de inscrição.

Conteúdos relacionados

terras fazenda MT vereador campo grande