São cinco números para decorar e exercer o direito ao voto. No entanto, para não confundir ou esquecer os números dos candidatos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) libera o uso de colinha eleitoral.

Colinha? Isso mesmo, cola. O eleitor poderá utilizar algum papel para escrever e anotar os dígitos dos candidatos que deseja votar nas Eleições de 2022.

Segundo o Tribunal, “o uso da cola no dia da eleição torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação”.

No total, são mais de 15 dígitos para memorizar. Isso porque nestas eleições disputam candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

A ordem de votação é:

  • deputada ou deputado federal (quatro dígitos)
  • deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos)
  • senadora ou senador (três dígitos)
  • governadora ou governador (dois dígitos)
  • presidente da República (dois dígitos)

Colinha eleitoral do TSE

Se você deseja alguma colinha personalizada e já estruturada, o TSE desenvolveu um arquivo para preencher os números dos candidatos que deseja votar. A imagem é totalmente gratuita e está disponível para impressão neste link.

Mais tempo para votar

Os eleitores terão mais tempo para conferir o voto na urna eletrônica nas eleições deste ano. Pela primeira vez, a urna liberará a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo.