Pular para o conteúdo
Política

Cerca de 2,6 mil militares devem atuar em ações de apoio e apuração das eleições em MS

Militares do CMO irão atuar em ações de apoio e apuração realizadas em Mato Grosso do Sul e também Mato Grosso durante as eleições
Gabriel Neves -
cmo militares divulgação (1)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, CMO)

O CMO (Comando Militar do Oeste) empregará aproximadamente 2600 militares para atuar nas eleições em e Mato Grosso. As tropas realizarão ações de apoio logístico, terrestre e aéreo, como transporte de pessoal, material e apuração da votação.

A ação faz parte do GVA-Pantanal (Comando Conjunto Oeste para Operar na Garantia da Votação e Apuração das Eleições). Em Mato Grosso do Sul, o Comando Conjunto apoiará nove municípios, em diversos locais de votação. Em Mato Grosso, apoiará 29 municípios, inclusive comunidades indígenas e ribeirinhas.

No domingo (2), o Comando Conjunto Oeste disponibilizará uma viatura operacional para servir de apoio à equipe de trabalho do TRE com diversos serviços. As ações serão realizadas em cooperação com os OSP (Órgãos da e de Segurança Pública) federais, estaduais e municipais, durante os 1º e 2º turnos das eleições.

TRE-MS oficializa pedido de apoio de militares

O desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), se reuniu com chefes do CMO (Comando Militar do Oeste) para oficializar o pedido de apoio do Exército para garantir a segurança durante as eleições gerais de 2022. A requisição foi enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto, sendo aprovada na semana passada.

Participaram do encontro os militares, general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, chefe do CCOp (Centro de Coordenação de Operações) do CMO; general de brigada Valério Luiz Lange, chefe da Seção de Assuntos Civis do CCOp/CMO; e o tenente-coronel Rodrigo Tavares Ferreira, chefe da Seção de Operações e Planejamento do CCOp/CMO.

Carmello Leandro entregou ao general Ribeiro Cacho a relação dos juízes eleitorais a quem as tropas militares deverão se apresentar, assim como a lista de locais de votação e a cópia da decisão do TSE.

Além da Operação Garantia da Votação e Apuração, os militares vão ainda prestar apoio logístico, auxiliando no transporte de cargas e pessoas para atender as aldeias indígenas Alves de Barros e São João, no município de Porto Murtinho.

TRE pediu apoio do Exército na fronteira

Na semana passada, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio das para cidades de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai. No total, 561 municípios em 11 estados terão reforço de militares na segurança.

O pedido foi feito pelo TRE em agosto. Os militares deverão atuar em Amambai, Paranhos, Bela Vista, , , Antônio João, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Caarapó.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fica ferido após acidente na BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso

Acidente aconteceu no km 672,8 e causou congestionamento na manhã deste sábado (26)

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros