CCJR é favorável a organograma do novo governo de Mato Grosso do Sul
Com aprovação, projetos seguem para análise dos deputados em plenário
Renata Volpe –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O organograma do novo governo de Mato Grosso do Sul, que assume em 2023, foi aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), durante reunião nesta quarta-feira (14). Agora, os dois projetos de estruturação seguem para análise dos deputados estaduais em plenário.
Assim, as principais mudanças propostas do governo de Eduardo Riedel (PSDB), são nas áreas de:
- Qualificação profissional e trabalho;
- Inovação, Ciência e Tecnologia;
- Meio Ambiente, desenvolvimento econômico sustentável;
- Agricultura familiar, de povos originários e comunidades tradicionais;
- Transformação digital;
- Direitos humanos;
- Assistência social;
- Segurança pública;
- Justiça; Gestão do municipalismo e da estratégia de governo;
- Licitações;
- Comunicação com a sociedade;
- Relações Internacionais;
- Parcerias Estratégicas;
- Defesa e Proteção da Vida Animal;
- Logística, Governança e Gestão Hospitalar.
MS Empreendedor
Projeto de Lei Complementar 13/2022 que institui o MS Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda), também teve parecer favorável.
O projeto visa excluir o vocábulo “produtivo” ou expressões semelhantes, “para evitar interpretação que restrinja a aplicabilidade da lei a empreendimentos industriais”.
Fundrogas
Também foi aprovado o Projeto de Lei 281/2022 que autoriza a extinção do Fundrogas (Fundo Especial de Execução de Programas de Combate às Drogas), no âmbito do MPE (Ministério Público Estadual).
Tributos
Projeto de Lei 288/2022, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado, também teve parecer favorável.
A mudança na norma pretende adotar a atualização monetária e de juros de mora utilizados pela União para os mesmos fins, em relação à taxa de Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), relativa a títulos federais e estabelecida como índice de atualização, ou teto, por vários Estados da Federação.
Atendimento especializado
Assim, de autoria de Neno Razuk (PL), projeto que institui o atendimento especializado nos concursos públicos e vestibulares realizados no Estado para as pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia, também recebeu parecer favorável.
MPE
Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2022 altera a Lei Orgânica do Ministério Público Estadual, visando adequar a legislação em observância ao princípio federativo, à isonomia e à unidade, compatibilizando as exigências contemporâneas da Administração Pública à evolução da normativa orgânica estadual.
Incentivo fiscal
Também segue para análise dos deputados, projeto de Lei 286/2022 para aperfeiçoar a Lei 5.623 para atender a política de incentivo fiscal. A proposta acrescenta as atividades de corte e dobra de aço ou ferro para efeitos de utilização de benefício fiscal.
Ainda altera o percentual na modalidade de redução do saldo devedor do ICMS e sobre prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
Transação resolutiva de litígio
A CCJR emitiu parecer favorável ao projeto de Lei 287/2022 que estabelece requisitos e condições para que o Estado, suas autarquias e fundações realizem transação resolutiva de litígio relativo aos créditos de natureza tributária ou não tributária, inscritos em dívida ativa.
MS Forte-Indústria
Projeto de Lei 279/2022 altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 4.049, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria).
A matéria quer incluir a possibilidade de concessão de incentivo fiscal para o caso de manutenção dos empreendimentos econômicos, nas situações em que isso se mostre necessário à sobrevivência de empreendimentos de relevante interesse prioritário ou adicional, social ou fiscal do Estado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Esposa de Nego Di grava vídeo íntimo com Andressa Urach: “Fetiche”
Esposa de Nego Di, Gabriela Sousa tem investido no conteúdo adulto após a prisão do ex-BBB; dessa vez, ela gravou com Andressa Urach
‘Black das blacks’: Grupo Jotta de autoescolas dá desconto de até R$ 635 na 1ª CNH de carro e moto
É a hora de realizar o seu sonho, venha conversar conosco!!
Com investimento de R$ 8 milhões, Ponta Porã receberá Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher terá atendimento integral e humanizado com serviços de assistência social, apoio psicológico, segurança pública, justiça e direitos.
TCU publica decisão sobre BR-163 em MS e confirma solução consensual com a CCR MSVia
Acórdão consta no Diário Oficial da União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.