Pular para o conteúdo
Política

CCJR dá parecer favorável a projetos sobre distribuição da cota municipal do ICMS

Dois projetos receberam parecer contrário da Comissão da Alems
Dândara Genelhú -
Compartilhar
parecer deputados alems
Foto: Aline Kraemer, Divulgação.

Nesta quarta-feira (10), a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foi favorável a seis projetos de lei. Entre eles, dois projetos de autoria do Poder Executivo que dispões sobre a distribuição da cota municipal do ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

Os deputados da Comissão deram parecer favorável ao projeto de lei nº 214/2022. A proposta dispõe sobre os indicadores da distribuição da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) referente à .

O projeto ainda cria o IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul). A CCJR também foi favorável ao projeto de lei complementar nº 6/2022, que altera a Lei Complementar nº 57/1991.

Esta proposta dispõe sobre a regulamentação da repartição das receitas tributárias. Os dois projetos são de autoria do Executivo e estabelecem novos critérios da distribuição da cota municipal do ICMS.

Outros projetos

O projeto nº 184/2022, que cria a Política de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Enfrentamento ao Preconceito. A Comissão também foi favorável ao projeto de lei complementar nº 4/2021. Por unanimidade, foi dado parecer positivo à proposta que acrescenta dispositivo à Lei Complementar nº 245/2018, que visa propiciar a manutenção da sala de Estado Maior.

Os parlamentares também foram favoráveis ao projeto de lei nº 201/22, que acrescenta Professor antes de Antônio Pinto Pereira em uma escola estadual de . O projeto de lei nº 194/2022 também teve parecer positivo. A proposta cria o Dia Estadual das Mensageiras do Rei, que deverá ser celebrado em 20 de julho, anualmente.

Também foram aprovados quatro projetos de resolução que concedem o título de cidadão sul-mato-grossense.

Parecer contrário

Os deputados da Comissão foram contrários a dois projetos. A proposta de nº 174/2022 trata da proibição do transporte alternativo de passageiros e foi considerada ilegal.

Segundo relator na CCJR, deputado (PP), a matéria compete ao município. Já o projeto de lei nº 204/2022, que institui o serviço de acolhimento em família – Família Acolhedora, foi considerado inconstitucional pela Comissão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados