Pular para o conteúdo
Política

CCJR dá parecer favorável a projetos sobre distribuição da cota municipal do ICMS

Dois projetos receberam parecer contrário da Comissão da Alems
Dândara Genelhú -
parecer deputados alems
Foto: Aline Kraemer, Divulgação.

Nesta quarta-feira (10), a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foi favorável a seis projetos de lei. Entre eles, dois projetos de autoria do que dispões sobre a distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

Os deputados da Comissão deram parecer favorável ao projeto de lei nº 214/2022. A proposta dispõe sobre os indicadores da distribuição da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) referente à educação.

O projeto ainda cria o IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul). A CCJR também foi favorável ao projeto de lei complementar nº 6/2022, que altera a Lei Complementar nº 57/1991.

Esta proposta dispõe sobre a regulamentação da repartição das receitas tributárias. Os dois projetos são de autoria do Executivo e estabelecem novos critérios da distribuição da cota municipal do ICMS.

Outros projetos

O projeto nº 184/2022, que cria a Política de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Enfrentamento ao Preconceito. A Comissão também foi favorável ao projeto de lei complementar nº 4/2021. Por unanimidade, foi dado parecer positivo à proposta que acrescenta dispositivo à Lei Complementar nº 245/2018, que visa propiciar a manutenção da sala de Estado Maior.

Os parlamentares também foram favoráveis ao projeto de lei nº 201/22, que acrescenta Professor antes de Antônio Pinto Pereira em uma escola estadual de . O projeto de lei nº 194/2022 também teve parecer positivo. A proposta cria o Dia Estadual das Mensageiras do Rei, que deverá ser celebrado em 20 de julho, anualmente.

Também foram aprovados quatro projetos de resolução que concedem o título de cidadão sul-mato-grossense.

Parecer contrário

Os deputados da Comissão foram contrários a dois projetos. A proposta de nº 174/2022 trata da proibição do transporte alternativo de passageiros e foi considerada ilegal.

Segundo relator na CCJR, deputado (PP), a matéria compete ao município. Já o projeto de lei nº 204/2022, que institui o serviço de acolhimento em família – Família Acolhedora, foi considerado inconstitucional pela Comissão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programe-se: desfile cívico e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Donos procuram por ‘Pantera’ desaparecida há dois dias em Campo Grande

Réu por matar ‘Opalão do PCC’ é condenado a 24 anos de prisão em Campo Grande

Paranaíba e Coxim empatam na 2.ª posição de ranking nacional de baixa umidade do ar

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

“Kaguateka”: voltado às mulheres indígenas, evento será realizado nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura pretende revitalizar chafariz da Praça Ary Coelho ainda em 2025 

Secult estima investimento superior a R$ 100 mil

Polícia

Açougues que vendiam carnes sem procedência são alvos da Decon em Bandeirantes

Empresários foram autuados em flagrantes nesta quinta-feira

Trânsito

VÍDEO: Engavetamento envolve duas carretas e um micro-ônibus na BR-163 em Nova Alvorada do Sul

Concessionária relatou 10 vítimas leves, 2 vítimas moderadas e 1 em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Nova Alvorada do Sul.

Emprego e Concurso

Com parceria de 18 empresas, ‘Emprega CG’ oferta mil vagas de trabalho na quarta-feira

O feirão também abordará o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio