Reunião para avaliar pedido de CPI do Consórcio Guaicurus será na segunda-feira, diz Carlão
Presidente da Câmara falou que se o pedido continuar sendo reforçado, CPI será instalada em 10 dias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto (PSB) comunicou que o pedido para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus será novamente discutido em uma reunião com vereadores da Casa, na segunda-feira (07), e se caso a decisão das partes requerentes for unânime, o requerimento será protocolado e levada a discussão em 10 dias.
O pedido para abertura da CPI foi apresentado na sessão ordinária pelo vereador Professor André (Rede), nesta quinta-feira (03) e consta no documento que a CPI tem objetivo de investigar as empresas de ônibus a partir do contrato de concessão — de outubro de 2012 até 2022 —, ‘haja vista as constantes reclamações dos usuários do transporte público, bem como das escusas trazidas pela concessionária para justificar referidas reclamações’. Foram elencados falta de ônibus, frota antiga e mal conservada, frota com manutenção precária e alto valor da tarifa como principais problemas.
Carlão reforçou que vai seguir o posicionamento dado pelas partes, priorizando quem assinou o requerimento e esteja apto a cobrar sobre os serviços prestados pela empresa, entre fatores importantes para serem levados a discussão na CPI. “Recebi o requerimento hoje, já li e na segunda-feira (07) irei me reunir com os demais vereadores para entender sobre o pedido e se eles realmente querem instaurar a CPI do Consórcio Guaicurus e levá-la a discussão. Seguirei tudo de acordo com regimento interno, então eu sou a favor de acontecer, se caso eles estejam dispostos a levar a pauta adiante”, destacou o presidente.
O requerimento
Para que a comissão seja aberta, é preciso requerimento com fato determinado e assinatura de pelo menos 12 parlamentares. Dos pontos citados no documento, os principais levam em consideração o fechamento ou falta de ônibus nas linhas de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, idade média da frota, avaliação sobre critério usados na formúla de fixação da tarifa e se é necessária correção, a auditoria nas contas mensais do Consório Guaicurus, além do eventual desequílibrio financeiro que as empresas do transporte coletivo alegam.
Notícias mais lidas agora
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
Últimas Notícias
Rafael Tavares é condenado por publicar vídeo contra Vander Loubet nas redes sociais
O ex-deputado estadual foi condenado ao pagamento de R$ 7,6 mil
Ladrões são atropelados ao tentarem roubar armas de seguranças de pedreira em MS
Mesmo depois de atropelados, a dupla conseguiu fugir para uma região de mata
Onde assistir: Em ‘final antecipada’, Palmeiras e Botafogo se enfrentam no Brasileirão
Assim como na edição de 2023, confronto entre as equipes pode ser decisivo para definição do campeão
Campo-grandenses devem escolher quais shows nacionais gratuitos querem em 2025; votação já está aberta
Festival MS ao Vivo definirá atrações do ano que vem por meio de voto popular. Escolha já qual artista quer ver no palco do Parque das Nações Indígenas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.