Pular para o conteúdo
Política

Candidatos não podem comparecer em inaugurações de obras a partir deste sábado

Normas definidas pelo TSE impedem que candidatos compareçam em inauguração de obras públicas
Evelin Cáceres -
Obra na Rua 14 de Julho
Obra na Rua 14 de Julho (Foto ilustrativa)

Os candidatos que querem disputar as eleições deste ano não podem mais comparecer em inauguração de obras públicas a partir deste sábado (2), de acordo com o divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de acordo com a Lei 9.504/1997, art. 77 e Res. TSE nº 23.610/2019, art. 86.

Os candidatos também não podem, com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral.

Os que querem disputar as eleições também não podem fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Calendário eleitoral

As datas do calendário eleitoral de 2022 começaram a valer desde o dia 1º de janeiro, quando se iniciaram novas regras eleitorais.

Afinal, foi quando começou a obrigatoriedade de registro de pesquisas eleitorais, a limitação de despesas dos candidatos e com publicidade dos órgãos federais, estaduais ou municipais.

Além disso, houve a proibição de distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios à população por parte da administração pública.

No entanto, em caso de calamidade pública ou emergência, essa distribuição para a sociedade é permitida. Os programas sociais que já estão em andamento continuam valendo normalmente, mas não se pode criar outros.

Confira abaixo as datas e suas condições:

  • a ocorre entre 3 de março a 1 de abril;
  • registro do estatuto no TSE é dia 2 de abril, sendo seis meses antes do pleito e a data limite;
  • formação de coligações deve ser publicada no Diário Oficial da União até o dia 5 de abril, que é 180 antes das eleições;
  • a transferência de título é a partir do dia 4 de maio;
  • transferência de título de pessoas com deficiência ocorre entre os dias 18 de julho a 18 de agosto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro é encontrado em plantação de milho carregado de maconha e quatro são presos na Capital

Suspeito de matar morador de rua a pedradas e pauladas tem prisão preventiva decretada

Aquidauana vai multar quem soltar fogos de artifícios barulhentos

‘Pronto Pro Trabalho’: projeto oferece 10 mil vagas em 40 cursos de capacitação

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

cpi diretores eleva frota

Frota velha do Consórcio eleva tarifa e causa defasagem, dizem diretores econômicos da Agereg

santa casa lotação

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

Gestão estratégica do seguro saúde: como reduzir custos sem comprometer a qualidade

Últimas Notícias

Sem Categoria

Mulher denuncia marido que é preso após série de agressões em Terenos

Polícia Civil solicitou apoio da Polícia Militar e iniciaram buscas pela cidade

Esportes

Carlo Ancelotti comanda o primeiro treino da seleção brasileira

Nesta atividade a equipe brasileira contou com a participação de 20 atletas

Trânsito

Motociclista morre ao perder controle da direção e colidir contra poste no Portal do Panamá

O trecho onde ocorreu o acidente é uma curva

Brasil

Câmara aprova projeto que prevê uso de fontes alternativas de água

A proposta permite o uso de fontes alternativas de água