Câmara terá regras para vereadores que disputarão as eleições a partir da próxima semana

Presidente da Casa de Leis diz que vai estabelecer regras
| 23/04/2022
- 15:44
frente Câmara Municipal
Câmara de Campo Grande. Foto: Ilustrativa/Reprodução.

Câmara Municipal de Campo Grande terá regras aos vereadores que vão disputar as eleições deste ano a partir da próxima semana. Há pré-candidatos a deputado estadual e federal, entre os políticos.

Conforme o presidente da Casa de Leis, vereador Carlão (PSB), um documento já está sendo organizado por sua equipe e deve ficar pronto nos próximos dias. Pelo fato de muitos vereadores estarem na disputa de outros cargos, as regras precisam ser estabelecidas na Câmara.

No dia 31 de março de 2022, Carlão conversou com a equipe do Midiamax e chegou a adiantar algumas das regras decretadas. Entre elas, a e pedir voto na tribuna.

 “Já que muitos vereadores estão na disputa de outros cargos, nós vamos nos reunir e conversar sobre o que pode ser feito”, disse.

As eleições deste ano são para governo estadual, deputado estadual e federal, Senado e Presidência da República. Os vereadores que vão disputar o pleito, não precisam se licenciar do cargo para a disputa.

Câmara Municipal: saiba quais vereadores devem disputar as eleições:

Alguns vereadores ainda estão indecisos e outros já confirmaram a disputa por um cargo nas próximas eleições. Otávio Trad (PSD), por exemplo, que é pré-candidato a deputado estadual ‘com foco no projeto do partido e protagonismo, com a pré-candidatura do Marquinhos ao Governo de Mato Grosso do Sul’.

Único a permanecer no União Brasil, resultado da fusão do DEM e PSL, Coronel Alírio Villasanti afirma trabalhar como ‘pré candidato a deputado estadual’, embora tenha recebido convite da deputada (União Brasil) para tentar vaga de deputado federal. A decisão não está tomada, afirma.

O vereador Junior Coringa (PSD) diz que vai disputar para deputado federal, enquanto Zé da Farmácia (Podemos) tentará uma vaga na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Sandro Benites do Patriota, Jamal Salém, do MDB, está na lista dos tentantes de deputado federal, assim como Professor Juari (PSDB). Ambos estão em partidos com pré-candidatos ao Governo de MS.

O vereador João Rocha (PSDB) decidiu disputar as eleições para deputado federal. Os vereadores Betinho (Republicanos) e Loester (MDB) pretendem concorrer para deputados estaduais.

Câmara de Campo Grande: quem avalia se disputa às eleições?

Professor Riverton, que deixou o União Brasil durante a janela, ainda não sabe se vai disputar neste ano. Segundo ele, a decisão passa pela direção do partido e pelas lideranças vinculadas a ele.

A vereadora Camila Jara (PT) também pondera sobre a possibilidade de disputar para deputada federal, mas ainda dialoga com seu partido.

Já o vereador Tiago Vargas, que atualmente está no PSD, diz que pretende entrar nas eleições como candidato a deputado estadual ou federal. Willian Maksoud (PTB), também quer disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Câmara de Campo Grande: quem não deve disputar às eleições?

Entre os nomes que vão focar apenas em seus mandatos, o Presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), conhecido como Carlão, Victor Rocha (PP), Valdir Gomes (PSD), Marcos Tabosa (PDT), Ayrton Araújo (PT), Clodoilson Pires (Podemos), Ronilço Guerreiro (Podemos), Beto Avelar (PSD) e Edu Miranda (Patriota).

Não responderam por enquanto: Silvio Pitu (PSD), André Luis (Rede), Papy (SD), Gilmar da Cruz (Republicanos) e Delei Pinheiro (PSD).

Veja também

Ação da PM resultou em uma morte de indígena e 10 feridos

Últimas notícias