Câmara promulga índice para avaliar educação inclusiva nas escolas de Campo Grande

Legislação sobre educação inclusiva está no Diário Oficial da Casa de Leis

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
semana MS Projeto de lei
LDO de Campo Grande foi aprovada nesta semana. (Foto: Izaías Medeiros, CMCG, Arquivo).

A Câmara de Campo Grande promulgou lei que cria o Índice de Educação Inclusiva, para apurar grau de adaptação para atendimento à pessoa com deficiência nas escolas da rede pública municipal. A publicação foi feita nesta segunda-feira (9).

A medida foi aprovada pelos vereadores, mas vetada pela prefeitura. No entanto, quando voltou para a Casa de Leis para análise, o veto foi derrubado pelos parlamentares. Assim, passa a valer a partir da promulgação.

Entre os itens que o índice terá de avaliar, presença de recursos para educação bilíngue de surdos em Libras/Português; recursos para educação de alunos surdocegos, cegos ou de baixa visão; se existe mecanismos de acessibilidade para alunos cadeirantes ou com outras dificuldades de locomoção.

Educação inclusiva

Além disso, disponibilidade de profissionais de apoio com treinamento em educação inclusiva; adaptação da estrutura, física e profissional para recepcionar alunos com transtornos mentais e demais deficiências cognitivas; se há recursos para socorro e atenção médica emergencial.

Por fim, serão verificados existem profissionais de saúde capacitados para atendimento emergencial do aluno com deficiência; disponibilidade de dieta adaptada para pessoas com restrições alimentares associadas às suas deficiências e avaliação global dos usuários da rede municipal.

Conteúdos relacionados

prefeitura
Parlamentar esteve no DNIT/MS durante a manhã desta sexta-feira (08)