Pular para o conteúdo
Política

Calendário Eleitoral: saiba as datas importantes das eleições de 2022

Partidos e candidatos devem ficar atentos a datas
Anna Gomes -
calendário eleitoral
Foto: Leonardo De França.

As eleições de 2022 estão marcadas para 2 de outubro de 2022, quando os brasileiros devem eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Se houver, o segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Enquanto isso, os partidos e os candidatos devem ficar atentos às datas do de 2022. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), alguns prazos já começaram a valer desde o dia 1º de janeiro.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar a Justiça Eleitoral.

Confira calendário eleitoral de 2022

Em 1º de junho, acabou o prazo para que comunicassem ao TSE a renúncia ao FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha). A quantia a ser disponibilizada deverá ser divulgada até 16 de junho.

Ainda segundo o Calendário Eleitoral, no dia 11 de julho, o TSE publicará o número oficial de eleitores aptos a votar. Esse número servirá de base para fins de cálculo do limite de gastos dos partidos e candidatos nas respectivas campanhas.

Em 12 de setembro, termina o prazo para que os sistemas eleitorais e programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras sejam lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.

Entre 5 de julho e 3 de agosto, juízas e juízes eleitorais nomearão eleitoras e eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também serão escolhidas as pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação.

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.

A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na passam a ser permitidas a partir do dia 16 de agosto.

Partidos e candidatas ou candidatos têm entre 9 e 12 de setembro para apresentar a prestação de contas parcial da campanha, com registro de movimentação financeira ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro e, em 1º de novembro, a data final para o envio das prestações.

A prestação de contas final daqueles que participarem do segundo turno deve ser encaminhada à Justiça até 19 de novembro.

Eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.

Confira a íntegra do Calendário Eleitoral de 2022.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Angelina Jolie planeja abrir ateliê de arte e moda em São Paulo

Papa Francisco faz visita surpresa à Basílica de São Pedro para rezar junto ao túmulo de São Pio X

Praia da Figueira

Após 15 dias fechada, Praia da Figueira reabre espaço de banho para visitantes em Bonito

Homem que tentou matar suposto amante da esposa incendiado é condenado a 10 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Riedel tarifas eua incentivo

Tarifaço de Trump representa “grandes oportunidades” para o agro, diz Riedel

Alto risco: MS está sob alerta de ‘explosão’ de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave  

Preso pelo feminicídio de Vanessa Ricarte, músico pede transferência de presídio alegando ameaças

Últimas Notícias

Polícia

Traficante abandona carro com 300 kg de maconha e foge a pé para o Paraguai

Agentes do DOF faziam patrulhamento na Linha Internacional

Esportes

Lendas da seleção, Cafu e Pretinha falam sobre superação durante palestra em Campo Grande

Palestra “Inclusão Social através do Esporte”

Sem Categoria

Revisão da vida toda: aposentados não precisam devolver valores recebidos de ‘boa-fé’, diz STF

Em 5 de abril de 2024 foi publicada a ata do julgamento do STF

Política

‘Brasil pode ser beneficiado’, avalia deputado Nogueira sobre guerra comercial entre EUA e China

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) analisa que o Brasil será beneficiado em meio a guerra comercial travada pelos Estados Unidos com a imposição das taxas. O parlamentar foi um dos homenageados com a medalha “Tereza Cristina de Liderança do Agronegócio ”, concedida pela Câmara de Vereadores de Campo Grande, em evento na Expogrande, na … Continued