Pular para o conteúdo
Consumidor Política

Assembleia de MS aprova projeto que pune discriminação contra consumidores com deficiência

Mais duas propostas foram apreciadas
Adriel Mattos -
discriminação
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou três proposições na sessão desta terça-feira (13). Entre elas, está o Projeto de Lei 124/2022, de (PP).

A matéria pune discriminação aos consumidores com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. O comerciante que descumprir a medida, sendo desrespeitoso com esse público, será punido conforme o Código de Defesa do Consumidor.

O consumidor ainda deverá denunciar à Polícia Civil no caso de discriminação conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). A proposta passou em primeira discussão e deve ser votada novamente.

Em segunda discussão, o Projeto de Lei 67/2021, de Antonio Vaz (Republicanos), cria a Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. Por ter sofrido emendas, a proposição vai à votação em redação final.

Já o Projeto de Lei 136/2022, do Poder Executivo, autoriza a Agehab (Agência de Habitação Popular) a doar um imóvel à prefeitura de . O terreno será usado na “implantação de projetos sociais para atendimento da população, inclusive dos beneficiários do Empreendimento Carandazal”.

Projeto pune discriminação contra pessoas com deficiência

A multa será fixada após a regulamentação da lei, quando for sancionada. “Essa importante proposição é a pedido da comunidade das pessoas com autismo. A iniciativa pretende incorporar, na legislação sul-mato-grossense, teor semelhante ao da Lei 9.600/2022, do Estado do Rio de Janeiro”, justificou o autor.

O projeto ainda deve passar pelas comissões da Casa. Sendo aprovada em segunda discussão, segue para apreciação do governador (PSDB). Se for sancionada, torna-se lei na data de publicação no DOE (Diário Oficial Eletrônico).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

PGR pede condenação de acusados pelo assassinato de Marielle Franco

Policiais e guardas passam por capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

INSS vai ressarcir aposentados e pensionistas com valores corrigidos pela inflação

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

Carreta carregada de soja tomba e carga fica espalhada na divisa entre MS e SP

Últimas Notícias

Polícia

De drogas em pote de cosmético a Mounjaro do Paraguai, encomendas dos Correios são apreendidas em Campo Grande

Apreensão foi feita pela Guarda Civil Metropolitana nessa segunda-feira (12)

MidiaMAIS

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Cia. de teatro de São Paulo apresenta gratuitamente o premiado espetáculo "Huma/"

Política

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Antigos gestores irão responder as perguntas da CPI, que investiga possíveis irregularidades no contrato bilionário de concessão

Cotidiano

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Local terá feira criativa e apresentações culturais nesta quarta-feira (14), a partir das 17h