Pular para o conteúdo
Política

Alems inicia discussão sobre PEC que revisa teto de gastos do Poder Executivo

Alems vai começar a apreciar, em primeira discussão, do PEC 2/2022, de autoria do governo do Estado, que revisa modelo de gastos a cada cinco anos
Elias Luz -
Alems
Alems vai apreciar projeto que altera teto de gastos do Poder Executivo. Foto: Luciana Nassar

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) inicia a apreciação e a primeira discussão do PEC (Projeto de Emenda Constitucional) nº 02/2022, de autoria do . O PEC tem o objetivo de revisar o teto de gastos do Executivo, a cada cinco anos. Em caso de aprovação, será alterada a redação do artigo 56 do Ato das Disposições Constitucionais Gerais e Transitórias da Constituição Estadual.

A tramitação do PEC nº 02/2022 iniciou-se há uma semana com a finalidade de modificar medidas estabelecidas pela Emenda Constitucional 77/2017, chamado de Regime de Limitação de Gastos, em virtude da exigência de revisão a cada cinco anos de vigência. Em 2017, por exemplo, as medidas adotadas foram convergentes à política de gestão financeira adotada pela União.

Sobre esta questão, o governador chegou a dizer que “destaca-se o importante diferencial entre o Regime de limitação de gastos do Estado em relação ao Novo Regime Fiscal da União, que reside na possibilidade de acréscimo do crescimento da Receita Corrente Líquida que exceder ao índice do IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo]”.

O que o governador quis dizer é que a Receita Corrente Líquida agrega arrecadações vinculadas que não podem ter destinação diferente da finalidade, a exemplo das receitas dos fundos estaduais e das transferências vinculadas da União. Portanto, o governo considerou recomendável manter o limite fixado de incremento de 90% do crescimento nominal da receita.

O artigo 56 tem o seguinte texto: em cada exercício, para as despesas primárias, limites individualizados para o Poder Executivo Estadual, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Poder Judiciário Estadual, Ministério Público Estadual e para a do Estado. O inciso IV da PEC estabelece: para os exercícios de 2024 a 2027, ao valor do limite referente ao exercício anterior, corrigido pelo IPCA, acumulado no período de 12 meses encerrado em abril do exercício anterior ao que se refere à Lei Orçamentária.

Ao limite indicado será acrescido, por exercício: 30% do crescimento da Receita Corrente Líquida que exceder ao índice de correção; ¼ do valor nominal correspondente ao incremento do exercício de 2022 para 2023, de cada Poder e Instituição. O governador poderá elevar o percentual de 30% para 70% do crescimento da Receita Corrente Líquida que exceder ao índice de correção, desde que não comprometa a meta de resultado primário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem passa mal e morre em via pública na região do Tiradentes

VÍDEO: Dias antes de ser assassinado, homem foi flagrado com facão, causando tumulto em vila onde Emanuelly vivia

eli

Na CPMI do INSS, Eli Cohen alega demora de autoridades policiais sobre fraudes

HVM anuncia parceria estratégica com a BR Log

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

nota premiada ms (1)

Cinco contribuintes dividem prêmio de R$ 100 mil em sorteio da Nota Premiada MS

Últimas Notícias

Esportes

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Carlo Ancelotti não pôde contar com cinco jogadores

Trânsito

VíDEO: acidente entre Fiat Strada e moto mata jardineiro

O jardineiro estava em uma Honda Biz quando foi atingido por uma Fiat Strada

Brasil

Mendonça vira relator de pedido de suspensão de ação do plano de golpe

Habeas corpus também pede que seja declarada a nulidade da colaboração premiada

Publieditorial

Chip hormonal pra homens! Você precisa pensar sobre!

Você já ouviu falar sobre implantes hormonais para homens?