A 25ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) acontece na próxima semana. Parlamentares de todo o Brasil se reúnem em Recife, de 9 a 11 de novembro.

Neste ano, o tema principal é ‘Rumo ao Parlamento do Futuro’. O evento será realizado de forma presencial e online.

Eleito na 24ª Conferência, o deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Lídio Lopes (Patriota), é o presidente da Unale. Assim, disse que a instituição atua em conjunto com as 27 assembleias legislativas.

“A Unale tem promovido lives e seminários para discussão de temas relevantes”, explicou. Segundo ele, a pandemia gerou uma grande demanda social.

Então, Lídio afirmou que a Unale atua “principalmente no papel de interlocutora do Parlamento e da sociedade com objetivo de diminuir os impactos causados por ela”.

Premiação

A 3ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã acontece durante a Conferência. A premiação incentiva as políticas públicas que promovem o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos Estados.

Além disso, são consideradas a humanização e a modernização dos serviços legislativos. Assim, serão premiadas três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Três assembleias foram premiadas no encerramento da 24ª Conferência da Unale, realizada em Campo Grande em novembro de 2021. Assim, na categoria Gestão, a Assembleia do Rio Grande do Norte ganhou o troféu de Assembleia Cidadã.

Na categoria Atendimento ao Cidadão, a vencedora foi a Assembleia Legislativa do Amazonas. Por fim, na Categoria Projetos Especiais a premiação foi para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.