A 24ª conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) começa nesta quarta-feira (24) em e o evento deve reunir 1,2 mil parlamentares das Américas. Durante a conferência, o deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) deve ser eleito presidente da União.

“Redesenhando os Caminhos do Parlamento” será o tema central do debate no ano em que a entidade comemora o jubileu de prata, 25 anos de fundação, e a capital sede eleita, por votação da diretoria executiva, foi Campo Grande.

Serão promovidos importantes debates, dirigidos por personalidades de renome mundial, entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros, candidatos presidenciáveis e delegações internacionais, para tratar dos desafios do cenário mundial pós-crise pandêmica.

Os painéis durante o evento serão sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas de relevância para o desenvolvimento nacional.

Em chapa única, a votação para escolha do presidente acontece na próxima quinta-feira (25), a partir das 18h, após a palestra virtual do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin.

Lopes é vice-presidente da Região Centro-Oeste na Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento. O nome dele foi lançado como candidato a presidente durante o lançamento da Conferência, realizada em Campo Grande, em setembro.

A Conferência será realizada no Bosque Expô. Hoje, a partir das 8h é o credenciamento; 8h30 começam os eventos simultâneos; 12h terá o almoço; a partir das 14h ocorrem eventos simultâneos e a abertura está marcada para 19h.

O tema central da Conferência será Unale 25+ “Redesenhando os Caminhos do Parlamento” e norteará importantes debates ministrados por personalidades de renome nacional, que vão tratar dos desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico.

Atualmente, quem preside a Unale é a deputada estadual da Bahia, Ivana Bastos.