Política

Com parlamentares até dos EUA, evento da Unale em MS deve eleger Lídio Lopes presidente

Mais de 1,2 mil parlamentares devem comparecer a evento que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro

Renata Volpe Publicado em 22/11/2021, às 11h52

Deputado Lídio Lopes (Patriota) é vice-presidente da região Centro-Oeste da Unale
Deputado Lídio Lopes (Patriota) é vice-presidente da região Centro-Oeste da Unale - Marcos Ermínio, Jornal Midiamax

Com parlamentares até dos Estados Unidos, o evento da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro, no Bosque Expô, em Campo Grande, deve eleger o deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) presidente da União para mandato de dois anos. 

Entre os palestrantes, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Edson Fachin, vem à Capital no dia 25. A palestra dele está programada para às 17h.

Lídio Lopes é vice-presidente da Região Centro-Oeste na Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento. Seu nome foi lançado como candidato a presidente durante o lançamento da Conferência que aconteceu na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), em setembro. A eleição vai ser na quinta-feira (25) à noite.

De acordo com o deputado, já são 1.200 parlamentares dos 27 estados brasileiros e 30 parlamentares das Américas inscritos. “A abertura da Conferência será no dia 24, às 19h. Durante o dia, terão as reuniões dos segmentos, deputados com as frentes, e dia 25, começa às 8h, com oito plenárias”, explicou. 

Sobre a conferência, Lídio Lopes disse sobre a importância da discussão do tema. “Vamos estar discutindo as pautas para esse momento, reinventando, novo momento pós pandemia, o papel do parlamentar estadual, novas regramentos das questões eleitorais, economia do país. Serão palestras importantes”, ressaltou.

Palestrantes

O encontro deve reunir ainda a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM); o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB); o Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago; o Fundador e CEO da Bússola Tech, Luís Kimaid; a estrategista parlamentar, Gisele Meter; o analista legislativo, Leonardo Augusto Barbosa; Presidente da Xcential Legislative Technologies, sediada nos Estados Unidos, Mark Stodder; Chefe do Departamento de Documentação Científica e Supervisão do Serviço Científico Fotis Fitsilis; Sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômico, Alexandre Schwartsman e o Procurador Walber Agra.  

Evento

Na próxima terça-feira (23), o credenciamento inicia às 14h. Já no dia 24, às 8h é o credenciamento; 8h30 eventos simultâneos; 12h almoço; 14h eventos simultâneos e a abertura está marcada para 19h.

O tema central da Conferência será Unale 25+ “Redesenhando os Caminhos do Parlamento” e norteará importantes debates ministrados por personalidades de renome nacional, que vão tratar dos desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico.

Atualmente, quem preside a Unale é a deputada estadual da Bahia, Ivana Bastos.

Jornal Midiamax