TSE nega dois recursos e eleito sub judice em Paranhos segue impedido de assumir prefeitura
TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu manter a impugnação à candidatura de Heliomar Klabunde (MDB) para a prefeitura de Paranhos.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou duas investidas do prefeito eleito sub judice em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB). O tribunal decidiu manter a impugnação à candidatura do emedebista nas eleições de 2020. Com isso, julgou prejudicada uma segunda ação, em que ele tentava garantir diplomação e posse no cargo.
Em julgamento virtual finalizado ontem (25), os sete ministros do TSE foram unânimes em negar provimento ao recurso especial eleitoral impetrado por Klabunde. Mauro Campbell Marques relatou o processo.
Derrotado o recurso que buscava reverter a impugnação ao registro do emedebista, a ação cautelar apresentada a fim de assegurar sua posse como prefeito foi julgada prejudicada. A decisão também teve unanimidade no plenário do TSE.
Com isso, Heliomar Klabunde segue impedido de assumir o cargo, hoje exercido interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Donizete Viaro (MDB). A defesa do prefeito eleito sub judice ainda deve recorrer das decisões.
Klabunde recebeu 61,67% dos votos nas eleições de 2020, mas teve candidatura impugnada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). O emedebista já foi prefeito do município e, na ocasião, teve reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) as contas relacionadas à execução de um convênio com o governo federal. Por isso, caiu na Lei da Inelegibilidade.
O ministro Mauro Campbell Marques já havia rejeitado pedido liminar para reverter a impugnação, em dezembro de 2020. Klabunde, então, recorreu da sentença.
Uma vez esgotadas as possibilidades de recurso, o TSE deve determinar a convocação de novas eleições em Paranhos, como feito em Sidrolândia.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
Quarta fase da operação e o golpe foi detectado e comunicado à polícia
Brasil derrota Uruguai no basquete e garante presença na Americup 2025
Os destaques brasileiros na partida foram os ala-pivôs Bruno Caboclo
Com pistola, homem bate em guard rail durante fuga da PM em Campo Grande
Durante a perseguição, o autor colidiu com o carro contra o guard rail
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.