Pular para o conteúdo
Política

Senado cria liderança e Simone Tebet representará bancada feminina

Em votação simbólica nesta terça-feira (9), o Senado Federal aprovou projeto de resolução que altera o regimento interno para criar a bancada feminina e sua respectiva liderança. A matéria vai à promulgação. Derrotada na eleição para a presidência da Casa, Simone Tebet (MDB-MS) será a primeira líder da nova bancada. “O que queremos é defender […]
Arquivo -

Em votação simbólica nesta terça-feira (9), o Senado Federal aprovou projeto de resolução que altera o regimento interno para criar a bancada feminina e sua respectiva liderança. A matéria vai à promulgação.

Derrotada na eleição para a presidência da Casa, (MDB-MS) será a primeira líder da nova bancada. “O que queremos é defender projetos estratégicos para o País sob a ótica da sensibilidade da mulher. Estamos preparadas para discutir o que quer que seja: economia, emprego, renda, melhoria da educação e da saúde, direitos trabalhistas, combate à violência contra a mulher”, declarou a parlamentar à CNN .

Conforme o texto  aprovado, a bancada feminina no Senado indicará líder e vice-líderes, havendo a cada seis meses revezamento das indicadas entre as 12 integrantes da bancada.

Devido à , que limitou as atividades presenciais no , não haverá, neste momento, a criação de estrutura física para a bancada. Ainda assim, a líder exercerá todas as prerrogativas asseguradas aos líderes de partido ou bloco parlamentar, inclusive quanto à preferência para o uso da palavra e o direito a voto. 

A líder também terá direito a assento no Colégio de Líderes e poderá participar das reuniões que definem as pautas prioritárias para o Senado. Para Simone, a criação da liderança feminina em 2021, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é um grande passo e representa justiça à mulher brasileira. 

“Somos maioria da população, temos uma bancada significativa aqui, com 12 senadoras, só falta termos a voz e a vez para podermos decidir sobre a pauta mais importante para o país, tendo os mesmos espaços que os demais senadores”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é morto após ameaçar policiais com machado no interior de MS

luiza sonza

Luíza Sonza terá um dos cachês mais caros para show em Campo Grande

Comandante da base dos EUA na Groenlândia é demitida

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Ouvidoria do Detran recebeu 566 manifestações pelo canal FalaBR

Últimas Notícias

Cotidiano

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Situação foi registrada em diferentes ruas do Jardim Los Angeles

Esportes

Abertas disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Campo Grande com 445 atletas inscritos

Dentre os inscritos estão atletas de destaque, como Rafael Watanabe e Lívia Lima, além de Guilherme Matos, esperança do tênis de mesa local

Brasil

STF suspende julgamento sobre serviços funerários em São Paulo; entenda

Julgamento será reiniciado em plenário físico, mas ainda não há datas definidas

Mundo

Paciente é submetida a cirurgia para retirar rim de porco após quatro meses com o órgão

Corpo de paciente apresentou rejeição aos rins, causando disfunções renais