Pular para o conteúdo
Política

Hacker de SP ameaçou, mas não divulgou dados de crianças da Reme, afirma secretário

Informação é do Secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt
Evelin Cáceres, Marcus Moura -
Lucas Bitencourt Educação 1
Lucas Bitencourt, titular da Semed. (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, garantiu nesta sexta-feira (11) que os dados dos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) não foram vazados. Um hacker foi preso em durante operação da Dracco (Departamento de Repressão à e ao ) após ameaçar vazar dados como nome, endereço e até informações médicas de alunos.

“É um banco de dados da Educação, porém vinculado à Agetec. Foi possível termos essa tranquilidade de conseguir identificar a pessoa e fazer a apreensão dela. Com isso, os dados estão seguros, graças à atuação da Guarda e da Polícia”, disse.

Para Bitencourt, é importante frisar que o dados não foram vazados. “Ele estava ameaçando vazar para ter esse trabalho, ameaçando internamente, fazendo pressão. É importante frisar aos pais que nenhum dado foi vazado. Já foi resolvido e estamos muito seguros”, finalizou.

No entanto, a investigação aponta o acesso não autorizado ao sistema EDUWEB. O autor do crime teria extraído relatórios com dados como: nome completo, endereço, escola e condição de saúde de crianças e adolescentes. Com o acesso, ele passava a ameaçar a divulgação em redes sociais dos dados.

A polícia depois descobriu a publicação de links contendo os dados obtidos ilicitamente. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos que passarão por perícia técnica especializada. O material poderá esclarecer a dinâmica do crime, identificar possíveis coautores.

O caso

O hacker de 18 anos, que invadiu e ameaçou vazar dados de alunos da Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande, queria ser contratado pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), também da Capital.

Conforme apurado pela reportagem, o rapaz, preso em São Paulo durante a ‘Operação Rota 443′, deflagrada nesta sexta-feira (11), conseguiu acesso, baixou dados e passou a fazer ameaças à Agetec. Ele dizia que divulgaria as informações.

Ainda conforme as informações, ele nunca pediu especificamente um valor, mas sempre ameaçou, falando que queria um contato.

Em 15 dias de diligência, ele foi identificado, localizado e preso. O rapaz teria dito que agiu de tal forma, pois queria ser contratado pela agência.

A versão do autor será apurada, assim como se foram apenas esses dados acessados por ele, se compartilhou com outras pessoas e quem mais teve acesso às informações. Para isso, o material foi apreendido e deve passar por análise no Cyberlab, Laboratório de Tecnologia Cibernética de Brasília, do Ministério da Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
trt/ms

Termina na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Inter de Milão sofre, mas vira sobre Urawa Reds no Mundial de Clubes nos acréscimos

receita federal imposto de renda restituição

Consulta ao segundo lote do imposto de renda será aberta nesta segunda-feira

Após três dias, grupo faz acordo com Emha e desmonta barracos no Tijuca, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Homem é baleado seis vezes ao parar caminhonete em milharal em Bandeirantes

Últimas Notícias

Polícia

Homem é baleado e outro fica ferido após ataque em Água Clara

Segunda vítima está internada no Hospital Municipal

Brasil

Piloto e dono de empresa do balão que caiu em Santa Catarina podem ser presos, diz polícia

O piloto do balão que caiu em Praia Grande, em Santa Catarina, assim como o proprietário da empresa responsável pelo voo, podem ser presos caso seja comprovado homicídio doloso ou culposo, afirmou a Polícia Civil. O acidente ocorreu na manhã deste sábado, 21, e causou a morte de oito pessoas. A informação foi divulgada pelo … Continued

Polícia

Suspeito do feminicídio de Doralice ameaçou a própria mãe há quatro anos em MS

Homem e a ex-companheira estavam morando com a mãe após se mudarem de Ponta Porã

Brasil

Chega ao país voo com brasileiros repatriados dos EUA

Aeronave trouxe mais 120 pessoas; total desde fevereiro passa de 800