Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é o novo presidente do Senado Federal. O democrata recebeu 57 votos na eleição, realizada na tarde de hoje (1º), e derrotou a única adversária, Simone Tebet (MDB-MS), que somou 21 votos.

Pacheco era favorito ao cargo, uma vez que costurou uma rede de apoios que tinha DEM, PDT, PL, Pros, PT, PP, PSD, PSC e . Além disso, foi beneficiado pelo “” do MDB na reta final de campanha. Sem unidade na bancada – maior do Senado, com 15 parlamentares -, o partido deixou Simone Tebet, que seguiu como candidata independente.

As articulações do democrata em busca de votos envolveram a liberação de emendas extra orçamentárias, na ordem dos R$ 3 bilhões, como revelou o Estadão. A verba é do Ministério do Desenvolvimento Regional e só entrou nas negociações por voto devido à “bênção” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Rodrigo Pacheco.

Simone, por outro lado, teve percalços. O primeiro deles foi a demora em sair candidata, uma vez que a concorrência interna no MDB era grande. Quando confirmada, o adversário já contava com uma série de partidos em sua aliança, inclusive o PT.

Durante a campanha, a sul-mato-grossense conseguiu os apoios integrais de Cidadania e PSB. O Podemos anunciou adesão, mas liberou dissidentes. No PSDB, três dos sete parlamentares fecharam questão com Simone Tebet.

Hoje, Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olimpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) retiraram suas candidaturas em apoio a Simone.

A sul-mato-grossense tentava ser a primeira mulher a presidir o Senado e, consequentemente, do . Além disso, ela mirava os passos do pai, Ramez Tebet, que faleceu em 2006 e presidiu a Casa entre 2001 e 2003.

Dos 80 senadores aptos, 78 votaram

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi o responsável por apurar os votos. Dos 80 senadores aptos a votar, 78 o fizeram.

Rodrigo Pacheco deve tomar posse e convocar reunião para a escolha dos demais integrantes da Mesa – dois vice-presidentes e quatro secretários, bem como respectivos suplentes – ainda hoje. 

Os trabalhos legislativos do Congresso Nacional retornam nesta quarta-feira (3). A sessão solene está marcada para 15h (de MS).