Projetos na Assembleia vão de homenagem a ex-deputados à política de habitação

Quinze projetos estão aguardando pauta para serem votados no plenário Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, conforme divulgado pelo sistema interno da Casa de Leis. A relação de propostas, elaboradas pelo Poder Executivo e os próprios deputados estaduais, tratam desde homenagens póstumas a ex-colegas de plenário à alterações em programas habitacionais. Em discussão única…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quinze projetos estão aguardando pauta para serem votados no plenário Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, conforme divulgado pelo sistema interno da Casa de Leis. A relação de propostas, elaboradas pelo Poder Executivo e os próprios deputados estaduais, tratam desde homenagens póstumas a ex-colegas de plenário à alterações em programas habitacionais.

Em discussão única, o projeto de lei 9/2021, de Mara Caseiro (PSDB), batiza como “Rodovia Onevan de Matos” o trecho da MS-290 que liga a sede de Naviraí ao entroncamento da MS-180. Naviraí era a base eleitoral de Onevan, deputado estadual que morreu em 2020 em decorrência do novo coronavírus, quando disputava a prefeitura do município. Ele foi substituído por Rhaiza Matos (PSDB), que venceu a eleição. Já Mara foi convocada como suplente para a vaga de Onevan.

Com conteúdo semelhante, o projeto de lei 5/2011 dá o nome de “Deputado Roberto Orro” à Rodovia MS-352. Pai do também deputado Felipe Orro (PSDB), Roberto faleceu em novembro do ano passado. A homenagem foi proposta por Barbosinha (DEM).

Primeira discussão

Aguardando emendas até 24 de fevereiro, o projeto de lei 12/2021, de Antônio Vaz (PRB), garante atendimento assistencial, psicológico e de saúde a ser fornecido pelas instituições de ensino superior a estudantes vítimas de violência sexual.

Já o projeto de lei 10/2021, do Poder Executivo, propõe alterações na redação e em dispositivos da lei 1.810/1997, que trata do Código Tributário Estadual. O texto receberá emendas até 23 de fevereiro.

Também do Governo do Estado, o projeto 11/2021 autoriza a Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular) a regularizar, por remissão do saldo devedor, contratos entre beneficiários e o extinto Previsul (Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul); e o projeto de lei 2/2021, que institui o Programa de Regulamentação de Contratos de Imóveis, pertencentes ou incorporados à carteira imobiliária da Agência dentro do programa “Morar Legal-Regulamentação”.

O Executivo ainda assina o projeto de lei complementar 1/2021, que trata de formas excepcionais de pagamento da contribuição dentro do MS Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda).

De João Henrique (PL), o projeto de lei 1/2021 tornaria obrigação das concessionárias de serviços públicos –como fornecedoras de eletricidade e água– expedirem notificação acompanhada de Aviso de Recebimento para comunicar vistorias técnicas nos medidores dos usuários.

O deputado também elaborou o projeto 3/2021, que trata da restituição aos consumidores, pelo pagamento em duplicidade, de faturas de concessionárias de serviços públicos; e o 8/2021, que trata da contagem processual em dias úteis dos procedimentos administrativos perante a gestão estadual.

Duas propostas na área da Saúde complementam a pauta de primeira votação. De Pedro Kemp (PT), o projeto de lei 6/2021, trata das diretrizes para a Campanha Estadual de Vacinação da Covid-19. Já o 7/2021m, de Antônio Vaz, garante, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a realização em até 30 dias de exames destinados à comprovação de doença neoplásica.

Segunda discussão

Aguardando encaixe para segunda discussão, estão o projeto de lei 58/2020, de Zé Teixeira (DEM), que obriga concessionárias de serviços públicos e operadoras de planos de Saúde a divulgarem nas faturas mensagens de incentivo à doação de sangue; o 200/2020, de Pedro Kemp, que veda retenção e descontos no pagamento de recursos emergenciais ao setor cultural e disciplina exigências nos editais; e o 203/2020, de Antônio Vaz, que propõe a criação da Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural por meio da qualificação da Oferta Educacional.

As propostas aguardam confirmação de pauta para serem levados ao plenário da Assembleia, o que pode ocorrer nos próximos dias.

Conteúdos relacionados