Projeto de decreto legislativo concede isenção de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em 2022, para empresas de transporte escolar de

Protocolado na na última quarta-feira (17), o projeto é de autoria da e autoriza a concessão do benefício para minimizar as perdas do segmento, decorrentes dos impactos da pandemia da Covid-19.

Segundo o texto, compete ao Poder Executivo dispor sobre a forma de comprovação da posse ou da propriedade, bem como os demais procedimentos para o reconhecimento da isenção. Para ser aprovada, a proposta segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

O governo de Mato Grosso do Sul baixou a alíquota de cobrança do imposto para 2022, através de decreto. Com isso, a redução para carros de passeio passou de 3,5% para 3%; para caminhões, a alíquota de 2% vai reduzir para 1,5%, e para as motocicletas, a alíquota será mantida em 2%.

O governo também anunciou o aumento do período de isenção de veículos pelo tempo de uso, passando de 20 para 15 anos ou mais de fabricação, ou seja, veículos fabricados entre 2002 e 2006 — que ainda seriam obrigados a contribuir com o imposto — estarão isentos do IPVA a partir do ano que vem. A diminuição está sendo analisada pelos deputados e passa pela segunda votação nesta quinta-feira (18).