Dezesseis dos 29 vereadores de Campo Grande fizeram postagens nas respectivas redes sociais parabenizando o Dia do Vereador, comemorado nesta sexta-feira (1º). Alguns apenas registraram a data, mas houve quem optasse por gravar um vídeo – caso dos vereadores Betinho (Republicanos) e Beto Avelar (PSD).
O presidente da Casa das Leis, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), dedicou destaque à lembrança. “Estar vereador é um privilégio concedido pelos campo-grandenses que me escolheu (sic) para representá-los. Refletindo sobre esse papel, reforço meu compromisso de muito trabalho e dedicação para continuarmos avançando e colhendo os frutos do desenvolvimento”, postou.
Houve aqueles que preferiram registrar o Dia do Idoso – também homenageado a cada 1º de outubro – ou o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
História
O Dia Nacional do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. A proposta definiu o dia 1º de outubro porque foi nessa data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador.
A origem da palavra ‘vereador’ está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste contexto, possui a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.