Pular para o conteúdo
Política

Mesmo com dificuldades, prefeitos começam a planejar vacinação em aldeias de MS

Os prefeitos dos municípios com grande população indígena em Mato Grosso do Sul já começaram o planejamento para vacinação da covid-19 nas aldeias, já que o grupo está na primeira fase do plano de imunização. O Estado tem a segunda maior população indígena do Brasil. A primeira etapa de vacinação será destinada aos idosos com […]
Arquivo -

Os prefeitos dos municípios com grande população indígena em Mato Grosso do Sul já começaram o planejamento para vacinação da nas aldeias, já que o grupo está na primeira fase do plano de imunização. O Estado tem a segunda maior população indígena do Brasil.

A primeira etapa de vacinação será destinada aos idosos com mais de 60 anos que moram em instituições de casas de repouso e asilos, além dos trabalhadores de saúde que estão na linha de frente da Covid-19 e das comunidades indígenas.

O de , Odilon Ribeiro (PSDB), vai se reunir com sua equipe de saúde para definir como será a vacinação no município, que tem uma população indígena de 12 mil pessoas, em 11 aldeias. “Eu gostei muito do critério adotado e achei bem feito colocar os indígenas nesta primeira fase entre os prioritários”, descreveu. A cidade também tem 5.82 idosos (acima de 60 anos), segundo o IBGE (Instituto Brasileira Geografia e Estatística).

Já em , com aproximadamente 18 mil indígenas, o prefeito Alan Guedes (PP) também citou que já começou o planejamento para as aldeias e que neste momento aguarda a definição de quantas doses irão ao município, para fazer os ajustes necessários. “Temos a maior reserva indígena perto da cidade e que precisa de muita atenção, em função da doença”. Também haverá o cuidado com os idosos, que chegam a 18.231 no município.

Para o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo (PSDB), a chegada da vacina será um “divisor de águas” e um marco importante no tratamento da doença, dando esperança para se chegar ao controle da . “Estamos muito felizes e já em contato com a Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] para montar esta estratégia de ação nas comunidades indígenas”. A cidade, de acordo com o IBGE, conta com 3.329 idosos e 8,8 mil indígenas.

Em Miranda a população estimada é de 8 mil indígenas, destes 795 acima de 60 anos. O prefeito Edson Moraes (PSDB) vai se reunir com sua equipe de saúde para também fazer o planejamento desta imunização. No município também são 2.375 idosos.

Por conta da localização das próprias comunidades e entraves burocráticos de órgão federais, a vacinação em todas as aldeias indígenas de MS ainda não está com a programação definida, como adiantou o Jornal Midiamax.

Prioridade

A subsecretaria estadual Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, comemorou a chegada das vacinas e a inclusão dos indígenas já na primeira fase. “Temos a segunda maior população (indígena) do País e a vacina nos deixou muito contente e alegres, porque já perdemos muitas pessoas queridas nas comunidades, entre idosos, jovens e mulheres”, declarou.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios. Eles são representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

Já a população acima de 60 anos no Estado é de aproximadamente 412 mil pessoas, o que representa 15% da população sul-mato-grossense, conforme dados divulgados pelo IBGE.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

OMC nomeia integrante da Casa Branca como diretora-geral adjunta

Ferrari é flagrada a 201 km/h em rodovia no interior de SP

iof deputado federal geraldo resende ccr br-163

‘Prevaleça o caminho do diálogo’, comenta Geraldo Resende sobre taxação e comitiva de senadores nos EUA

Idoso morre vítima de dengue em Campo Grande; número de óbitos chega a 17 no Estado

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Morto a facada em Camapuã tinha passagens por ameaça e violência doméstica

Últimas Notícias

Sem Categoria

Coletivo promove noite de punk rock com shows de cinco bandas em Campo Grande

Ultimate Smackdown' é um grito de resistência da cultura underground campo-grandense

Polícia

Três mulheres são flagradas tentando entrar com drogas no sutiã em presídio de MS

Agentes penais suspeitaram de volume atípico na roupa das visitantes

MidiaMAIS

Inscrições para o Festival Curta Campo Grande terminam nesta quinta-feira

Os interessados podem submeter ao concurso filmes finalizados em 2024 ou 2025, com duração de até 30 minutos

Transparência

Empresária quer ‘derrubar’ Tromper alegando que MPMS não tinha ordem judicial para interceptar WhatsApp

Advogado pede que juiz anule processo, alegando ação arbitrária do MP