Em painel da Unale, ministra Tereza Cristina fala sobre desmatamento ilegal

Ministra participa de conferência que reúne 1,2 mil parlamentares
| 25/11/2021
- 20:35
Ministra Tereza Cristina respondendo a pergunta durante painel da Unale
Ministra Tereza Cristina respondendo a pergunta durante painel da Unale - (Foto: Leonardo de França)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), destacou em seu pronunciamento na 24ª conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que está sendo realizada em Campo Grande, os problemas decorrentes do desmatamento nos principais biomas brasileiros e no mundo.

Ela pontuou que dos gases que contribuem para o chamado efeito estufa, o Brasil tem apenas 3% de responsabilidade mundial. No entanto, Tereza apontou que metade dos gases são provenientes dos desmatamentos. "Por isso assinamos os acordos de florestas" e segundo a ministra, o Brasil vai "acabar com o desmatamento ilegal até 2028".

Sobre os impactos da pandemia na agricultura, a ministra acredita que foram, em certo aspecto, positivos. "Acelerou a chegada da tecnologia no meio rural".

COP26

Sobre a participação do Brasil na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021), a ministra avalia como bem-sucedida. 

"Acho que nós fomos bem, acho que chegamos lá com uma negatividade enorme. O plano ABC que mostramos na COP 26, não foi feito para a COP, ele é um projeto de baixo carbono". Completou dizendo que mostraram como chegaram na meta estipulada para 10 anos e passaram da meta com as ações do ministério. "Tivemos muito sucesso na apresentação, e temos hoje muitos países pedido o plano ABC".

Foi nesse ponto que a ministra defendeu que  por causa do desmatamento, é preciso um novo incentivo no sentido de gratificar o produtor que plantar mais árvores e vegetação florestal ou aumentar a área de preservação dentro da propriedade privada. "Ele vai poder receber por esse serviço e vai ser uma outra atividade para o produtor rural. Para gente ter uma agropecuária cada vez mais sustentável, vamos precisar muito de pesquisa e inovação".

Ao final de sua fala, Tereza Cristina recebeu uma placa de homenagem das mãos da atual presidente da Unale, a deputada baiana Ivana Bastos e do futuro presidente, o deputado estadual por MS, Lídio Lopes (Patriota) 

Conferência

Com tema ‘Redesenhando os Caminhos do Parlamento’, o evento ocorre até a sexta-feira (26). Durante a conferência, serão realizados painéis sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral e modernização dos processos legislativos.

O painel mais aguardado está marcado para às 17h desta quinta-feira (25), com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) palestrando sobre as principais alterações do Código Eleitoral e como podem impactar nas campanhas.

Os credenciamentos foram iniciados na última terça-feira (23). A sessão da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (25) foi suspensa, para que os deputados participem do evento.

Programação

Além da abertura oficial e eventos simultâneos realizados durante esta quarta-feira (24), a conferência conta com extensa programação nesta quinta e sexta-feira (26). Confira abaixo a programação completa, que também pode ser acessada no site oficial do evento. 

Veja também

Junino No último final de semana para aproveitar as festas juninas, parlamentares de MS prestigiaram...

Últimas notícias