Em painel da Unale, ministra Tereza Cristina fala sobre desmatamento ilegal
Ministra participa de conferência que reúne 1,2 mil parlamentares
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), destacou em seu pronunciamento na 24ª conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que está sendo realizada em Campo Grande, os problemas decorrentes do desmatamento nos principais biomas brasileiros e no mundo.
Ela pontuou que dos gases que contribuem para o chamado efeito estufa, o Brasil tem apenas 3% de responsabilidade mundial. No entanto, Tereza apontou que metade dos gases são provenientes dos desmatamentos. “Por isso assinamos os acordos de florestas” e segundo a ministra, o Brasil vai “acabar com o desmatamento ilegal até 2028”.
Sobre os impactos da pandemia na agricultura, a ministra acredita que foram, em certo aspecto, positivos. “Acelerou a chegada da tecnologia no meio rural”.
COP26
Sobre a participação do Brasil na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021), a ministra avalia como bem-sucedida.
“Acho que nós fomos bem, acho que chegamos lá com uma negatividade enorme. O plano ABC que mostramos na COP 26, não foi feito para a COP, ele é um projeto de baixo carbono”. Completou dizendo que mostraram como chegaram na meta estipulada para 10 anos e passaram da meta com as ações do ministério. “Tivemos muito sucesso na apresentação, e temos hoje muitos países pedido o plano ABC”.
Foi nesse ponto que a ministra defendeu que por causa do desmatamento, é preciso um novo incentivo no sentido de gratificar o produtor que plantar mais árvores e vegetação florestal ou aumentar a área de preservação dentro da propriedade privada. “Ele vai poder receber por esse serviço e vai ser uma outra atividade para o produtor rural. Para gente ter uma agropecuária cada vez mais sustentável, vamos precisar muito de pesquisa e inovação”.
Ao final de sua fala, Tereza Cristina recebeu uma placa de homenagem das mãos da atual presidente da Unale, a deputada baiana Ivana Bastos e do futuro presidente, o deputado estadual por MS, Lídio Lopes (Patriota)
Conferência
Com tema ‘Redesenhando os Caminhos do Parlamento’, o evento ocorre até a sexta-feira (26). Durante a conferência, serão realizados painéis sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral e modernização dos processos legislativos.
O painel mais aguardado está marcado para às 17h desta quinta-feira (25), com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin palestrando sobre as principais alterações do Código Eleitoral e como podem impactar nas campanhas.
Os credenciamentos foram iniciados na última terça-feira (23). A sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (25) foi suspensa, para que os deputados participem do evento.
Programação
Além da abertura oficial e eventos simultâneos realizados durante esta quarta-feira (24), a conferência conta com extensa programação nesta quinta e sexta-feira (26). Confira abaixo a programação completa, que também pode ser acessada no site oficial do evento.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.