Pautado para primeira votação na sessão desta quinta-feira (2), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul votam projeto de lei que quer proibir uso de novas formas de flexão de gênero na Língua Portuguesa, como ‘todes’ ou ‘todx’, pelas instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos.
O projeto é de Marcio Fernandes (MDB). Pela proposta apresentada e que agora será votada pelos deputados estaduais, a chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista. O projeto foi aprovado na última semana pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
Além disso, os deputados votam ainda na sessão desta quinta-feira, proposta de Gerson Claro (PP) que denomina “Prefeito Helio Peluffo” o anel viário que contorna o município de Ponta Porã.
O Projeto de Decreto Legislativo da Mesa Diretora reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Batayporã, em virtude da “situação de emergência” em todo o território (zona urbana e rural) afetado por desastre classificado e codificado como “Estiagem”. O município já está há 120 dias sem chuvas.
Também na pauta em primeira votação, projeto de lei para incluir o tema Educação Financeira nos componentes curriculares das escolas da Rede Estadual de Ensino de MS. A proposta é do deputado Amarildo Cruz (PT).