Pular para o conteúdo
Política

CCJR é favorável a projeto de lei para proibir uso de novas formas de flexão de gênero

Proposta quer proibir uso de 'todes' ou 'todx'
Arquivo -
Membros da CCJR foram favoráveis ao projeto de lei
Membros da CCJR foram favoráveis ao projeto de lei

A (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) foi favorável ao projeto de lei que pretende proibir expressamente a utilização de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, como ‘todes’ ou ‘todx‘, pelas instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos em Mato Grosso do Sul.

O projeto de lei é de Marcio Fernandes (MDB) e foi aprovado pelos membros da Comissão em reunião nesta quarta-feira (25). Pela proposta apresentada e que agora será votada pelos deputados estaduais, a chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista.

Segundo a justificativa de Fernandes, os militantes visam uma mudança radical na norma culta do português. “Por exemplo, palavras como ‘todos’ ou ‘todas’ são substituídas por ‘todes’ ou ‘todx’. Pronomes como ‘dele’ ou ‘dela’ são substituídos por ‘dili’ ou ‘delx’. Ou seja, a prática visa usar palavras neutras, nem masculinas nem femininas”. 

Na língua de uma nação nada se acrescenta pelo uso da força ou do enviesamento político ideológico, de acordo com a justificativa. A língua e suas regras gramaticais amadureceram ao longo de séculos e continuam a evoluir, mas de modo lento e extensivamente refletido. 

Outras propostas aprovadas

Os membros da CCJR também aprovaram projeto do deputado Barbosinha, que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a um acompanhante o direito à meia-entrada em eventos no Estado.

Projeto de Lei 197/2020, do deputado (PP), denomina Helio Peluffo o anel viário que faz o contorno norte do município de Ponta Porã.

Do deputado Renato Câmara (MDB), o Projeto de Resolução 25/2021 institui o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em comemoração aos 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa de .

Dos deputados Amarildo Cruz (PT) e Marçal Filho (PSDB), o Projeto de Lei 229/2021 altera dispositivos da Lei 5.360, que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira nos componentes curriculares das escolas estaduais.           

Projeto de Decreto Legislativo 48/2021, da Mesa Diretora, prorroga o estado de calamidade pública no município de Água Clara, até o dia 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia da Covid-19. 

Do Governo do Estado, o Projeto de Lei 241/2021 denomina Delegado Mikaill Alessandro Gouvêa Faria o prédio da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro). E os Projetos de Resolução 23/2021 e 24/2021 concedem Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Pareceres contrários

De autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), o Projeto de Lei 122/2021, que propõe a criação do Cadastro Estadual de Informações para o Combate à Violência Contra a Mulher, recebeu parecer contrário à tramitação, pois, segundo o relatório, afronta a iniciativa privativa do governador do Estado.

Também de Lucas de Lima, foi avaliado como inconstitucional o Projeto de Lei 184/2021, que permite a operação de carga ou descarga, em logradouros públicos no âmbito do Estado, aos prestadores de serviço de entrega por motocicleta. 

Do deputado Felipe Orro (PSDB), o Projeto de Lei 230/2021, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de máscaras em escolas públicas, em tempos de pandemia por moléstias contagiosas, recebeu votos contrários por invadir atribuições do Poder Executivo.

Com assessoria

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Virou pai? Ex-BBB Davi Brito anuncia adoção de menino: ‘Meu filho’

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Diretor da PF irá incluir ameaças de Eduardo Bolsonaro em inquérito

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

‘Quando acordei tinha policiais no quintal’, disse morador onde assassino de Leonardo se escondeu

Últimas Notícias

Brasil

Reembolso de descontos ilegais do INSS começa a ser pago na quarta-feira

Devolução será por ordem de adesão em parcela única corrigida

Polícia

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Suspeita foi presa em casa e negou o crime

Le Blog Maria Antonia

Turnê de Billie Eilish vai virar filme em 3D dirigido por James Cameron

Billie Eilish surpreendeu os fãs com uma revelação cinematográfica de peso!

Política

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Reuniões com representantes da presidência norte-americana começam dia 28 de julho