As Câmaras Municipais de mais três cidades de Mato Grosso do Sul foram forçadas a reduzir as atividades presenciais com decreto do Governo do Estado com novas medidas restritivas contra a . Os atos foram publicados na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul).

Em , as sessões serão realizadas a partir das 18h, tendo em vista que o é das 20h às 5h. Para evitar aglomerações, o público poderá acompanhar as votações apenas por transmissão ao vivo na rede social .

Já em , os vereadores se reúnem às 9h. Nos demais setores da Casa, os servidores devem obrigatoriamente usar máscaras e priorizar o atendimento ao público por telefone ou e-mail.

A Câmara de decidiu suspender as sessões presenciais e vão discutir projetos e indicações por meio de grupo no aplicativo . O expediente dos funcionários será apenas interno.

Decreto

Na semana passada, o Governo do Estado decretou novas restrições para conter o novo coronavírus. Serviços essenciais seguem operando normalmente.

Há novos horários de funcionamento do comércio e serviços em geral. De segunda a sexta-feira, o comércio deve funcionar até o início do toque de recolher, das 20h às 5h, respeitando os protocolos de biossegurança e capacidade máxima de 50% em lotação de ambientes e espaços.

Aos fins de semana, sábado e domingo, os serviços e atividades que não são consideradas essenciais, como shoppings, lojas de roupas e eletroeletrônicos e restaurantes, somente poderão permanecer abertos das 5h até às 16h.