Com voto de desempate, projeto que previa QR Code nas placas de obras do governo é arquivado
Projeto de lei teve empate e presidente da Alems, Paulo Corrêa votou para arquivar a proposta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com voto de desempate do presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) Paulo Corrêa (PSDB), o projeto que previa a implantação de QR Code nas placas de obras do Governo de Mato Grosso do Sul, foi arquivado nesta terça-feira (27).
A proposta legislativa de Capitão Contar (PSL) teve parecer contrário por maioria na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), mas foi a plenário devido ao voto favorável de Evander Vendramini (PP).
Ao defender o projeto, Contar afirmou que seria de maior comodidade ao cidadão, ter o QR Code na placa da obra para saber o custo de investimento. “É só posicionar o celular para saber o valor da obra, a empresa responsável, se teve aditivo ou não. Dando maior transparência e facilitando ao cidadão”.
Por sua vez, a líder do governo na Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB), afirmou que o projeto tem variações contrárias. “A competência de legislar sobre isso é preventiva do governador, de acordo com a Constituição Estadual”.
Ela também disse que a disponibilização do QR Code, interfere no orçamento público. “Seria necessária a aquisição de software e de outros serviços decorrentes e o autor não estimou o impacto financeiro no projeto de lei”.
Ainda segundo Mara, as placas do governo já indicam o fornecimento total, fonte, projeto, recursos. “Por isso, o projeto tem vício de iniciativa e contrária à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal)”.
Ao declarar o voto, Barbosinha (DEM) afirmou que será preciso uma equipe para sempre trocar o adesivo na placa da obra. “O governo vai ter equipe para ficar colando adesivo na placa quando houver alteração no valor. Vai ter que atualizar cronograma na placa”.
O democrata afirmou ainda que, quanto do ponto de vista na internet não tem alteração. “Isso não é problema. A sugestão do QR Code é interessante, só que as exigências da placa informativa é complicado”.
Segundo Lídio Lopes (Patriota), o QR Code não gera custo. “Não precisa pintar placa nenhuma, isso é muito importante para o Estado, o QR Code vai dar mais agilidade para obra”.
Na sua declaração de voto, Pedro Kemp (PT), comentou o voto de Barbosinha. “Fiquei pensando no tamanho da placa do Aquário do Pantanal por tantas licitações, seria maior do que o Aquário”.
Ainda conforme Kemp, o QR Code moderniza e dá mais facilidade ao cidadão para ter as informações referentes no contrato. “Isso contribui com a transparência”.
Foram favoráveis ao projeto: Antônio Vaz (Republicanos), Cabo Almi (PT), Contar, Vendramini, Lopes, Londres Machado (PSD), Lucas de Lima (Solidariedade), Marçal Filho (PSDB), Kemp e Renato Câmara (MDB).
Os deputados contra a proposta: Barbosinha, Eduardo Rocha (MDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (Solidariedade), Jamilson Name (sem partido), Mara Caseiro, Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PTB), Rinaldo Modesto (PSDB) e Zé Teixeira (DEM).
Com o empate, o presidente precisou dar seu voto, sendo contra o projeto.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.