Câmara Municipal de Dourados  retoma as sessões presenciais com participação de vereadores. Em virtude da pandemia do coronavírus, há 10 meses as atividades estavam acontecendo de forma remota. As atividades desta segunda-feira (1) também marcam a abertura de uma  nova legislatura, com vereadores eleitos no ano passado.

Segundo o Legislativo Municipal, internamente, os trabalhos na Casa de Leis já foram retomados no mês de janeiro, com todos os protocolos de biossegurança, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e uso do álcool em gel 70%.

Entretanto, a sessão de abertura do ano legislativo, marcada para esta segunda-feira (1), às 18h, será realizada com o acesso limitado a 80 pessoas ao prédio do Legislativo. Cada vereador teve direito a convidar duas pessoas, além de um assessor. Com credenciamento prévio, a imprensa também poderá acompanhar o início dos trabalhos.

“Basicamente, as primeiras sessões, assim como as demais, seguirão os protocolos de biossegurança da cerimônia de posse. Haverá barreira sanitária na entrada, com aplicação de álcool em gel e aferição de temperatura por parte da equipe de segurança e cerimonial. Também será respeitada a capacidade máxima de lotação de 30%, o que deve chegar a aproximadamente 80 pessoas”, explica a chefe do cerimonial da Câmara, Tatiani Lazzarini Marçal.

A partir desta segunda-feira (1), haverá controle de entrada e saída de pessoas nas duas entradas da Câmara Municipal, isto é, pelo acesso principal pela avenida Marcelino Pires e pelo estacionamento, na rua Gaspar Alencastro. Durante as sessões, os vereadores receberão álcool em gel e uma espuma para ser colocada no microfone, além disso, a tribuna será higienizada após cada fala.

“Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro entre cada assento do plenário, para acomodação do público, durante as sessões presenciais. Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metros entre cada assento para acomodação dos servidores, durante o expediente. Após cada sessão, deverá ser higienizado o plenário, com limpeza dos assentos, corrimão e demais superfícies, com álcool a 70% e do piso com desinfetante apropriado”, traz a portaria.

Além de todas medidas de biossegurança, a Câmara de Dourados também está executando outras adaptações internas no prédio. Segundo a assessoria de comunicação da Câmara, a melhoria da acessibilidade tem sido uma prioridade na Casa.

Uma nova rampa de acesso ao plenário e novos corrimões estão sendo instalados para atender às pessoas portadoras de deficiências. Vale lembrar que pela primeira vez o Legislativo douradense conta com um vereador cadeirante. Creuzimar Barbosa (DEM) foi eleito com 1.042 votos e vai exercer o seu primeiro mandato de vereador.