, Dourados, Três Lagoas, e – os cinco maiores colégios eleitorais de – já têm os secretários municipais decididos e anunciados pelos prefeitos para o próximo mandato. Desses cinco municípios, somente Dourados não reelegeu o antigo prefeito.

Em Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad (PSD), nomeou secretários e manteve todos os quadros do 1º escalão. No dia em que venceu a reeleição, Trad disse que não pretendia mexer em seu quadro. Depois, reiterou a intenção, oficializada em boa parte nesta segunda-feira (4), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Já em Dourados, dos 17 anunciados anteriormente por Alan Guedes (PP), 11 foram nomeados secretários. As primeiras nomeações foram publicadas na edição do Diário Oficial do município de sexta-feira (1).

Três Lagoas

Também nesta segunda-feira, no Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito Angelo Guerreiro (PSDB) publicou a relação definitiva dos nomes que assumirão as 11 pastas da Administração Pública Municipal.

O prefeito  manteve os cargos de Adriano Barreto, na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Vera Helena, na Assistência Social, Gilmar Tabone, na de Administração, Soyla Garcia, na de Finanças, Receita e Controle, e Daynler Leonel, na de Governo e Políticas Públicas.

Na reestruturação administrativa, Guerreiro deu espaço para dois vereadores que não conseguiram a reeleição. Antônio Rialino (MDB) e Celso Yamaguti (PSDB), são primeiros suplentes de seus respectivos partidos, assumiram a Secretaria Municipal de Esporte, e Lazer e Secretaria Municipal de e Agronegócio, respectivamente.

O antigo secretário de Meio Ambiente, Toniel Fernandes foi para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, no lugar de José Aparecido de Moraes, que é o novo chefe de gabinete, função que já exerceu no início do primeiro mandato de Guerreiro.

Na Secretaria de Educação e Cultura, a antiga secretária, Heliety Antiqueira foi substituída pela diretora Educacional e Pedagógica da pasta, Ângela Brito. Já na pasta de Saúde, quem assume é Elaine Cristina Ferrari Furio.

Corumbá

Grande parte do secretariado que acompanhou Marcelo Iunes (PSDB) durante o primeiro mandato também foi mantida. Entre as alterações estão o retorno do coronel PM César Freitas Duarte, que vai comandar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, cargo já ocupado na primeira gestão de Iunes.

Cássio Augusto da Costa Marques, que comandava a Secretaria Municipal de Governo, agora será o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. A Secretaria de Governo ficará sob a chefia de Eduardo Aguilar Iunes, irmão do prefeito.

A primeira-dama Amanda Iunes vai comandar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – uma fusão da antiga Secretaria de Assistência Social com a Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, que ela mesma comandava na administração anterior.

Luiz Fernando Moreira assume a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, enquanto que Ricardo Campos Ametlla, antigo secretário de Infraestrutura, será titular de Planejamento e Projetos Estratégicos. Já o antigo Secretário Especial da Casa Civil, Luiz Antônio Silva, comandará a pasta de Relações de Políticas de Governo.

Continuam nos seus cargos: Luiz Henrique de Paula, titular de Finanças e Gestão; Genilson Canavarro, na Educação; Rogério dos Santos Leite, da Saúde; e Alcindo Valle Junior, na Procuradoria Geral do Município. Iunes deu posse aos secretários na última sexta-feira (1).

Ponta Porã

Hélio Peluffo (PSDB) manteve a base de seu primeiro mandato, com poucas novidades e anunciou a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável no organograma da Prefeitura de Ponta Porã. A professora Maria Leny Antunes Klais deixou a pasta de Educação, Esporte, Cultura e Lazer para ocupar uma nova função no primeiro escalão da administração, mas não foi divulgado qual seria ele. Em seu lugar, assume Mirta Landolfi, que já fazia parte da equipe.

Assumem: Eduardo Campos na Secretaria de Governo e Comunicação; Dulce Manosso na Administração; Caio Augusto a pasta de Desenvolvimento Sustentável e Indústria; Vera Oliveira na Assistência Social; Fabrício Cervieri, na pasta de Finanças; André Manosso em Obras e Urbanismo; Patrick Derzi na Saúde; Dario Honório no Meio Ambiente ; Marcelino Nunes na Segurança Pública; e Ricardo Soares na Procuradoria Geral do Município.