Aprovado projeto de lei para proteger rios de Jardim e Bonito

Proposta do Poder Executivo deve passar pela segunda votação, antes de ser sancionado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputados aprovaram projeto de lei por unanimidade
Deputados aprovaram projeto de lei por unanimidade

Projeto de lei para proteger os banhados das nascentes do Rio da Prata e Rio Formoso, localizadas nas cidades de Jardim e Bonito, sudoeste de Mato Grosso do Sul, foram aprovados na Alems (Assembleia Legislativa) nesta quinta-feira (9).

Do Poder Executivo, a proposta tem em sua justificativa a informação é de que uma Lei já protege mais de 13 mil hectares da Bacia do Rio Formoso e da Bacia do Rio da Prata. “São os banhados que tiveram intervenções humanas e causou turbidez nos rios. Tínhamos que ter uma ação para proteger e evitar qualquer atividade que possa turvar as águas cristalinas de Bonito e Jardim”, diz a justificativa.

A proposta cria a Área Prioritária Banhados das nascentes do Rio da Prata e do Rio Formoso para ações governamentais relativas à qualidade ambiental e ao equilíbrio ecológico. A área está situada nos municípios de Bonito e Jardim e corresponde ao total de 13.659,52 hectares.

Além disso, outros projetos de lei também foram aprovados, como a proposta sobre as tabelas de vencimentos-base dos servidores públicos estaduais, integrantes do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras da administração direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo do Estado, com aplicação do índice de revisão geral anual para o exercício de 2022. A matéria será votada em segunda discussão.

Também de autoria do Poder Executivo,  o Projeto de Lei 350/2021, que institui seis funções de confiança privativas da carreira Gestão de Planejamento e Orçamento; o Projeto de Lei 351/2021, que altera a redação da Lei 2.230/2001, que dispõe sobre o Plano de Cargo e Carreira Profissional da Educação Superior da Fundação UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); e o Projeto de Lei 353/2021, que altera e acrescenta dispositivos na Lei 61/1980 e na Lei 3.808/2009. As matérias do Governo vão à segunda votação e discussão. 

Outras duas propostas foram aprovadas em primeira discussão pelos deputados estaduais, ambas enviadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). O Projeto de Lei 362/2021 e o Projeto de Lei Complementar 13/2021. O primeiro modifica a Lei 3.877/2010, que dispõe sobre o quadro de pessoal do órgão. Já o segundo altera a Lei Complementar 160/2012, que trata sobre composição, organização, atribuições e demais aspectos do Tribunal. Ambas as matérias serão votadas em segunda discussão.

Conteúdos relacionados

Sônia