Pular para o conteúdo
Política

Após confusão e com ausências, Câmara de Sidrolândia define Juscinei Claro Dino como presidente

Situação começou em cerimônia posse da prefeita Vanda Camilo (PP)
Arquivo -

Durante sessão de posse da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), e depois de muita confusão, a vereadora Juscinei Claro Dino (PP) se declarou presidente da Câmara Municipal após receber apoio de nove dos 15 parlamentares daquele município, nesta sexta-feira (2). Os demais deixaram a reunião, portanto, não votaram.

Vanda Camilo leu requerimento no qual renunciava como vereadora – cargo para qual foi eleita em novembro de 2020. Em seguida, o então presidente interino Sandro Gonzáles (PSD), que ficou no cargo quando a atual prefeita precisou assumir a prefeitura em janeiro, disse que a eleição para a seria marcada para primeira sessão após o recesso parlamentar.

Dois vereadores levataram questão de ordem, pedindo que a data para escolha do novo presidente fosse decidida em plenário – o dirigente não acatou a solicitação e suspendeu a sessão. Minutos depois, a reunião foi retomada com a decisão da maioria dos vereadores, de que haveria votação para decidirem se iriam abrir eleição nesta sexta-feira. 

Somente os nove vereadores votaram favoráveis, enquanto os demais, incluindo o então presidente interino, ficaram ausentes. Único nome proposto, Juscinei Claro Dino, irmã do deputado estadual (PP), foi eleita presidente. Em seu discurso, ela pediu desculpas pela confusão, afirmando que a situação foi necessária. 

Votaram a favor: Adavilto Brandão (MDB); Cledinaldo Marcelino Cotócio (PP); Cleyton Martins Teixeira (PSB); Cristina dos Santos Fiúza (MDB); Gilson Galdino (Rede); Itamar de Souza Silva (DEM); Joana Michalski (PSB); Juscinei Claro Dino (PP); Otacir Pereira Figueiredo (PP).

Estavam ausentes: Carlos Henrique Nolasco Olindo (PSDB); Elieu da Silva Vaz (PSB); Enelvo Felini Junior (PSDB), Izaqueu de Souza Diniz (Patriota); José Ademir Gabardo (PSDB); Sandro Luiz Gonzales (PSD).

Novas eleições

A situção é consequência do impedimento de Daltro Fiúza, eleito prefeito em 2020, em assumir o cargo em 1º de janeiro por ter tido a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Com isso, no mesmo dia, Vanda Camilo, que tinha sido eleita presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, precisou assumir o cargo de prefeita interina.

Depois da decisão definitiva sobre impedimento do então prefeito eleito, o (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) marcou eleição suplementar – que resultou na vitória de Vanda Camilo e Rosi Fiúza, como vice-prefeita. Portanto, uma nova eleição da Mesa Diretora precisou ser feita – uma vez que, ao assumir o novo cargo, a prefeita deixou de ser vereadora e presidente definitivamente.

*Matéria editada para acréscimo dos nomes dos votantes às 12h53.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

onibus

Justiça aumenta indenização do Consórcio Guaicurus a passageira que se machucou ao ficar presa em porta

Últimas Notícias

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30

Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho

Cotidiano

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Água começou invadir a comunidade durante a madrugada

Famosos

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Ana Castela apareceu curtindo uma praia em Miami, nos Estados Unidos, ao lado de um ator brasileiro; cantora está solteira desde o término com Gustavo Mioto