Confusão suspende sessão durante posse de Vanda Camilo na Câmara de Sidrolândia

Presidente interino queria marcar a eleição da Mesa Diretora para depois do recesso

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A sessão de posse da prefeita eleita Vanda Camilo (PP), em Sidrolândia, foi suspensa nesta sexta-feira (2) após confusão sobre eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal – onde acontece a carimônia. O presidente interino da Casa de Leis, vereador Sandro Luiz Gonzáles (PSD), disse que o pleito foi marcado para a primeira sessão depois do recesso parlamentar, enquanto outros dois vereadores pediram que a questão fosse decidida em conjunto com os demais. 

Depois de citar trecho do regimento em que o permite tomar tal decisão e ser questionado novamente, o dirigente suspendeu a reunião temporariamente – devendo ser retomada ainda nesta manhã.

Antes disso, Vanda Camilo leu documento no qual renuncia ao cargo de vereadora, uma vez que assume definitivamente como prefeita. Otacir Pereira Figueiredo (PP), que ocupava a cadeira dela no parlamento municipal, por ser seu suplente, também assumiu a vaga de forma defitiva.

Novas eleições

A situção é consequência do impedimento de Daltro Fiúza, eleito prefeito em 2020, em assumir o cargo em 1º de janeiro deste ano, por ter tido a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Com isso, no mesmo dia, Vanda Camilo, que tinha sido eleita presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, precisou assumir o cargo de prefeita interina.

Depois da decisão definitiva sobre impedimento do então prefeito eleito, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) marcou eleição suplementar – que resultou na vitória de Vanda Camilo e Rosi Fiúza, como vice-prefeita. Portanto, uma nova eleição da Mesa Diretora precisa ser feita – uma vez que ao assumir o novo cargo, a prefeita deixou de ser vereadora e presidente definitivamente.

Conteúdos relacionados

vans ministério