Política

Anac avalia reabertura de aeroportos de Bonito e Ponta Porã para voos comerciais, diz senadora

A medida tem impacto positivo para o turismo de Mato Grosso do Sul

Renan Nucci Publicado em 17/11/2021, às 08h05

Aeroporto de Bonito
Aeroporto de Bonito - Divulgação

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) avalia a reabertura dos aeroportos de Bonito e Ponta Porã para voos comerciais. A medida tem impacto positivo para o turismo de Mato Grosso do Sul, principalmente neste período de retomada dos eventos como consequência da diminuição dos casos de Covid-19.

As informações foram divulgadas pela senadora Soraya Thronicke. Ela afirma que intercedeu junto ao diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, solicitando a reabertura dos aeroportos e, neste sentido, obteve parecer favorável.

“Solicitei no início do mês de outubro ao diretor-presidente Juliano Noman atenção especial aos processos da certificação operacional dos aeroportos de Ponta Porã e Bonito, que se encontravam em análise pela ANAC, reforçando que a homologação de ambos era de extrema importância para o desenvolvimento regional, turístico e econômico de Mato Grosso do Sul”, disse.

A concessão de certificação operacional a aeroportos demanda análise complexa, sendo necessária a interação com o operador aeroportuário, o qual muitas vezes precisa adequar a infraestrutura do local e os seus procedimentos para cumprir o disposto nas normas vigentes. “O Juliano Noman me garantiu que, no caso de Ponta Porã, a inspeção de certificação já foi realizada e o operador adotou as ações para corrigir as não conformidades identificadas no aeroporto”, revelou.

A parlamentar completa que o processo só dependia da apresentação de deliberação favorável por parte do Comando da Aeronáutica para a nova configuração da sinalização horizontal do pátio, realizada para acomodar as aeronaves maiores.  

Em relação ao aeroporto de Bonito, o diretor-presidente da ANAC informou à senadora Soraya Thronicke que o processo também já se encontrava em fase de avaliação documental do Manual de Operações do Aeroporto, que apontou necessidade de ajustes na documentação, as quais foram sanadas pelo operador, estando em fase de análise pela área técnica responsável. 

“Assim como o de Ponta Porã, o aeroporto de Bonito já poderá receber o primeiro voo em breve, que deve acontecer no próximo dia 2 de dezembro”, informou, completando que foi convidada pela Gol Linhas Aéreas para estar presente nesse voo inaugural.

Jornal Midiamax