Vereadores derrubam veto e validam obrigação de hino e bandeiras em escolas

Por 19 a 2 votos, a Câmara Municipal de Campo Grande derrubou o veto ao projeto de lei que prevê a entoação dos Hinos do Brasil e da Capital, além das respectivas bandeiras, em escolas públicas e particulares. A medida tinha sido vetada pelo município, em março, que afirmou que a proposta é incentivar o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Por 19 a 2 votos, a Câmara Municipal de Campo Grande derrubou o veto ao projeto de lei que prevê a entoação dos Hinos do Brasil e da Capital, além das respectivas bandeiras, em escolas públicas e particulares.

A medida tinha sido vetada pelo município, em março, que afirmou que a proposta é incentivar o ‘conhecimento dos símbolos nacionais e locais’. Apesar de ‘meritório’, afirmava o texto, o projeto cria atribuição ao Poder Executivo e viola o princípio de harmonia e independência dos poderes.

Em resumo, o município disse que as medidas previstas no texto são de competência da prefeitura, não dos vereadores. “A minuta apresentada não reúne as condições imprescindíveis à sua conversão em lei, impondo-se, em consequência, o seu veto total”, apontou o texto, na ocasião.

Hoje, os parlamentares derrubaram o argumento, dizendo que já existem leis federal e municipal anteriores que preveem hino e bandeira. Para o projeto passar a valer, a Casa de Leis precisa promulgá-lo em seu Diário Oficial.

Conteúdos relacionados

Da esquerda para a direita, Professor Rafael (PP), Maria Clarice Ewerling (MDB), Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e André Bueno Guimarães (PP) (Imagens, Arquivo)
Vereadores foram entrevistados pelo Jornal Midiamax na última semana (Arquivo, DivulgaCand)