TRE-MS fará evento para coibir fake news em eleição marcada pela pandemia
Após uma eleição marcada por fake news, o pleito deste ano tem mais um agravante: a pandemia do novo coronavírus, que já mudou até a data da votação e diversos outros prazos do calendário eleitoral. Nesse cenário propício à desinformação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fará em 30 de julho […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após uma eleição marcada por fake news, o pleito deste ano tem mais um agravante: a pandemia do novo coronavírus, que já mudou até a data da votação e diversos outros prazos do calendário eleitoral. Nesse cenário propício à desinformação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fará em 30 de julho evento para combater boatos e informações enganosas relacionadas ao assunto.
A iniciativa terá transmissão pela internet e evolve uma série de organizações da sociedade civil, como o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). O objetivo é impedir desinformação em massa nas eleições municipais, criando uma rede articulada envolvendo tribunais regionais e a sociedade no combate às fake news.
A intenção inicial era realizar eventos em todos os estados. Mas, devido à pandemia, o trabalho migrou para plataformas online. Até agora já foram realizadas edições na Bahia,Sergipe, Amapá, Paraíba, Mato Grosso, Ceará, Tocantins, São Paulo, Roraima, Paraná, Goiás e Piauí. No dia 28 de julho está prevista a edição de Santa Catarina e, dois dias depois, em Mato Grosso do Sul.
Programação e inscrições
Conforme o TRE-MS, a programação será dividida em duas etapas. Pela manhã haverá debate em forma de talk show e, na parte da tarde, oficina sobre checagem da informação. O evento é aberto a participação da imprensa e de servidores públicos. Quem quiser participar pode fazer a inscrição pelos links: Talk Show Democracia Digital (manhã); e Oficina da Lupa (tarde).
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.