Pular para o conteúdo
Política

TJMS propõe mudar indenização de servidores exonerados, demitidos ou aposentados

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) encaminhou projeto de lei para a Alems (Assembleia Legislativa) alterando o estatuto dos servidores do judiciário e nos casos de exoneração, aposentadoria, demissão ou imediata e inafastável necessidade de serviço, será devida ao servidor a indenização das férias não gozadas, calculadas com base na sua […]
Arquivo -
Tribunal de Justiça
Tribunal de Justiça

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) encaminhou projeto de lei para a Alems (Assembleia Legislativa) alterando o estatuto dos servidores do judiciário e nos casos de exoneração, aposentadoria, demissão ou imediata e inafastável necessidade de serviço, será devida ao servidor a das não gozadas, calculadas com base na sua última remuneração.

A proposta passou pela (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e sob relatoria do deputado Gerson Claro (PP), foi aprovada por unanimidade. 

O texto propõe alterar a redação do caput do art. 113 do Lei Estadual n° 3.310, de 14 de dezembro de 2006, acrescentando-se ao dispositivo ainda, os seguintes termos: Nos casos de exoneração, aposentadoria, demissão ou imediata e inafastável necessidade de serviço, será devida ao servidor a indenização das férias não gozadas, calculadas com base na sua última remuneração. 

A indenização por necessidade de serviço, a critério do Presidente do Tribunal de Justiça e condicionada, impreterivelmente, à anuência do servidor, somente poderá se dar por meio de decisão fundamentada e apenas quando a ausência do servidor puder comprometer a prestação jurisdicional ou o bom andamento dos serviços administrativos, observada, em qualquer caso, a disponibilidade financeira.

Segundo o relator, deputado Gerson Claro, esse é um direito de todo trabalhador que não estava devidamente regulamentado. “Além disso, por exemplo se trabalhar nas férias como todos pode ser indenizado”.

De acordo com a justificativa do projeto, caso aprovado, o Poder Judiciário poderá, mediante o cumprimento dos critérios exigidos, indenizar os servidores que, imprescindivelmente, permanecerem exercendo suas atribuições funcionais, durante seu período de descanso laboral, para evitar prejuízo às funções jurisdicionais ou administrativas. 

Segundo a proposição, em virtude da grave crise financeira que afeta o Tribunal de Justiça Estadual, a reposição adequada do quadro de servidores não está sendo possível, especialmente devido ao grande número de aposentadorias. 

Com isso, busca-se aperfeiçoar os mecanismos de gestão, sem descurar dos seus direitos e garantias dos servidores, mediante regulamentação de situação que poderia, em tese, causar prejuízo à regularidade dos serviços prestados por esta Corte de Justiça.

O projeto de lei foi encaminhado no dia 5 de fevereiro e foi assinado pelo Desembargador e presidente do TJMS, Paschoal Carmello Leandro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha em queda de 0,99%, a R$ 5,5456, em dia de payroll abaixo do esperado nos EUA

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Últimas Notícias

Brasil

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Ele foi alvo de um mandado de busca e apreensão expedido pelo Tribunal de Justiça de Goiás

Polícia

12,9 kg de cocaína e duas armas de fogo são apreendidos na BR-158

Policiais perceberam algumas respostas contraditórias

Economia

Exportações de pneus aos EUA terão taxas de 25% e 50%, diz associação do setor

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50%

Polícia

Homem é preso após perseguições e ameaças contra ex

Vítima procurou a delegacia para relatar os abusos