Pular para o conteúdo
Política

TJMS apoia nota do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça em defesa do STF

Codepre divulgou nota em apoio ao Supremo Tribunal Federal em meio a investidas que considera um ataque à democracia.
Arquivo -

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (8), o TJMS (Tribunal de Justiça de ) aderiu à nota expedida pelo Codepre (Colégio de Presidentes de Tribunais Estaduais) em defesa do STF (Supremo Tribunal Federal), alvo de “ataques e ameaças” que também chegam aos tribunais estaduais.

A manifestação ocorre em meio a críticas direcionadas ao Supremo, que no momento tem em mãos o poder de decisão sobre investigações sobre a propagação de fake news e outras que envolvem o núcleo próximo ao presidente Jair Bolsonaro, que chegou a reagir quanto a possibilidade de ter seu telefone apreendido.

Apoiadores do chefe do Executivo federal colocam a intervenção e fechamento da Corte Suprema entre suas pautas de rua. O acirramento de ânimos aumenta à medida que o presidente se aproxima do , para garantir sustentabilidade política o Congresso –sendo que parte dos apoiadores também é alvo de inquéritos no STF, algoz também de nomes da esquerda.

Na nota, subscrita pelo presidente do Codepre, o Carlos Alberto Alves da Rocha, salienta-se que fazer ameaças ao Supremo “é vilipendiar a Constituição, é colocar em risco as conquistas democráticas do povo brasileiro, é afrontar nossa cidadania. Diante disso, não podemos nos calar”.

O conselho compara as agressões à Corte a ameaças a direitos “de cada brasileiro, que se verá indefeso diante de abusos autoritários, não importa de onde venham”, representando ainda um “ataque à democracia”.

Confira abaixo a íntegra da nota do Codepre:

Afronta à cidadania

O Colégio de Presidentes de Tribunais Estaduais (Codepre), cônscio de sua responsabilidade perante os cidadãos brasileiros, vem a público manifestar sua preocupação com os recentes ataques e ameaças ao Supremo Tribunal Federal, bem como a outros organismos do Poder Judiciário.

Ameaçar o STF é vilipendiar a Constituição, é colocar em risco as conquistas democráticas do povo brasileiro, é afrontar nossa cidadania. Diante disto, não podemos nos calar.

O Poder Judiciário, que tem no STF sua mais alta representação, mais do que guardião da Constituição, é o protetor dos direitos do cidadão, em todos os níveis.

Qualquer ameaça ao Supremo, portanto, é ameaça aos mais comezinhos direitos de cada brasileiro, que se verá indefeso diante de abusos autoritários, não importa de onde venham.

Assim, os presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais, responsáveis pela prestação jurisdicional e pela garantia dos direitos da totalidade da população, em primeira e segunda instâncias, manifestam sua solidariedade ao Supremo e a seus ministros e repudiam qualquer tentativa de enfraquecê-los e, consequentemente, de abrir caminho para usurpar seu poder constitucional.

Ameaçar o STF, repetimos, é ameaçar todo o Poder Judiciário brasileiro e, por extensão, afrontar a cidadania.

Desembargador CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA
Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Partida ocorre no Estádio Jacques da Luz

Operário e Vila Nova-GO se enfrentam na Série A3 do Campeonato Brasileiro

Bruna Biancardi revela casamento com Neymar

Terremoto de magnitude 6,5 atinge a Colômbia

Circuito Sesc de Corrida nos Bairros chega ao Santa Inês em julho

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a Mato Grosso do Sul

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

copa do mundo

Mbappé faz a diferença, França bate a Alemanha e fica com o 3º lugar da Liga das Nações

Últimas Notícias

Brasil

‘É possível assinar Acordo Mercosul-UE até fim do ano’, diz Lula

A compatibilidade com o Acordo de Paris também é um objetivo da agenda do Executivo

Esportes

Portugal x Espanha: onde assistir à final da Liga das Nações neste domingo

Confronto geracional entre Cristiano Ronaldo e Lamine Yamal marca o duelo

Esportes

Brasileirão tem jogos na próxima quinta-feira antes da pausa para Mundial de Clubes

Clubes entram em campo grande seis jogos válidos pela 12ª rodada do Brasileirão

Polícia

Motociclista morre após perder o controle e colidir contra poste em MS

Esta é a segunda vítima em menos de 24 horas envolvendo motociclistas em Dourados