Pular para o conteúdo
Política

Tensão entre Moro e Bolsonaro divide opiniões na bancada federal de MS

Tensão em curso no Palácio do Planalto após suposta tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de trocar o comando da PF (Polícia Federal) mesmo sem aval do ministro da Justiça Sérgio Moro divide opiniões da bancada federal sul-mato-grossense. No centro da polêmica está o atual chefe da PF, Maurício Valeixo, que foi indicação de […]
Arquivo -
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública

Tensão em curso no Palácio do Planalto após suposta tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de trocar o comando da PF (Polícia Federal) mesmo sem aval do ministro da Justiça Sérgio Moro divide opiniões da bancada federal sul-mato-grossense.

No centro da polêmica está o atual chefe da PF, Maurício Valeixo, que foi indicação de Moro e é considerado homem de confiança do ex-juiz federal. Para o deputado federal Loester Trutis (PSL), o presidente não demitiria nem trocaria o comando da instituição sem comum acordo com o ministro da Justiça.

“Menos ainda acredito que seja possível ele demitir o Moro, que acho que é o principal pilar do Governo Bolsonaro, já que a bandeira principal da campanha do candidato Bolsonaro era o combate à corrupção”, ressaltou o parlamentar. Ele disse que prefere aguardar o desenrolar da situação, mas torce para que tanto o ministro quanto o time dele permaneçam.

Já o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) acredita que a tensão já era prevista, após demissão do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), na última semana. “Eu sabia que o Moro ia ser o próximo a ser demitido porque ele também saiu na pesquisa [Datafolha] na frente do presidente Bolsonaro”, argumentou.

Para ele, a questão é ainda mais crucial pelo motivo do desentendimento ser o indicado de Moro. “Esse delegado da é tido como homem correto, e homem correto não fica com ele”, disparou contra o presidente. Dagoberto a credita que Moro acabará deixando o ministério. “Se é que ele tem algum tipo de dignidade ainda. E Bolsonaro vai ficar com uma equipe só de generais, é o regime militar instaurado dentro do processo democrático”, criticou.

Instabilidade

A senadora Simone Tebet (MDB) disse que prefere não acreditar na possibilidade da saída de  Moro, devido à instabilidade política que ela criaria em meio à pior crise sanitária e econômica dos últimos 50 anos no Brasil. “Com a queda de Moro, Governo perde apoio popular de grande parte da sociedade que tem no combate à corrupção e ao crime organizado sua principal bandeira”, adiantou a senadora sul-mato-grossense.

O deputado federal Vander Loubet (PT) não poupou ao ministro e afirmou que ele foi instrumento para a chegada de Bolsonaro ao poder. “Ao invés de atuar como juiz, o Sergio Moro agiu de forma política nos casos envolvendo o Lula. Vazou informações, ignorou a ausência de provas, cerceou a defesa, ajudou na construção das acusações etc. Tudo isso já está comprovado através das reportagens do Intercept”, relembrou o petista.

Na avaliação dele, após chegar à Presidência, Bolsonaro continuou ‘usando’ Moro a seu favor, mas faz isso só enquanto for conveniente. “É como quem chupa uma laranja: chega uma hora em que não tem mais valor, então se descarta”, comparou, afirmando que o presidente tem ‘desdenhado do seu ministro da Justiça’ já há algum tempo. Por fim, o deputado disse acreditar que Moro percebeu que o governo ‘está afundando e não quer afundar junto, pois isso prejudicaria os planos dele para as eleições que deseja disputar’.

Já o deputado federal (PSD) preferiu se manifestar sobre o assunto somente após seu desfecho. O restante da bancada federal de MS não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Matéria alterada às 15h42 para acréscimo do posicionamento de alguns parlamentares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Últimas Notícias

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax