Após o deputado federal Loester Trutis (PSL) anunciar no domingo (13) que seria o candidato do PSL para concorrer às eleições à  Prefeitura de , a senadora Soraya Thronicke, presidente do partido no Estado, marcou para esta segunda-feira (14) uma coletiva de imprensa em frente ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

A assessoria da senadora não informou o motivo da agenda, disse apenas que a parlamentar prestará esclarecimentos no local. Ainda no domingo, ao menos três candidatos a vereador de Campo Grande, pelo PSL, retiraram suas candidaturas depois que a cúpula do partido trocou Vinícius Siqueira por Loester Trutis, na vaga de candidato a prefeito. A convenção da legenda ocorreu ontem já com forte expectativa de que o cenário cogitado anteriormente fosse confirmado.

Até então, Siqueira trabalha como pré-candidato ao cargo, mas no fim de semana, começaram a circular boatos de que Trutis, deputado federal e presidente do PSL na Capital, estaria se movimentando para assumir a candidatura. A reportagem apurou que o parlamentar teria mostrado pesquisas internas irreais que apontariam que ele estaria melhor posicionado, em relação ao vereador.

Depois que todos os pretensos candidatos à Câmara Municipal se apresentaram na convenção, Trutis deu espaço para Siqueira se colocar à disposição do cargo. Em seguida, o deputado federal também disse sobre sua intenção e afirmou que a indicação era por conta de pesquisas internas, e não demérito de Vinícius.

Em votação fechada, a Executiva analisou os nomes e, posteriormente, divulgou que Loester Trutis foi unanimidade para candidato a prefeito, com Lilian Durães na vaga de vice. A reação depois disso foi de vários candidatos desistindo de concorrer, por causa da troca repentina e considerada traição.