Pular para o conteúdo
Política

Senadores de MS divergem de cautela à urgência na proposta de adiar eleições

O adiamento das eleições municipais de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus COVID-19 encontra diferentes posicionamentos entre os três senadores sul-mato-grossenses. As posturas deles vão desde julgar a discussão prematura, a achar que ela é inevitável e, por fim, que se trata de medida que precisa ser tomada com urgência. Entre as PECs […]
Arquivo -
Primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. (Foto: Arquivo)
Primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. (Foto: Arquivo)

O adiamento das eleições municipais de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus COVID-19 encontra diferentes posicionamentos entre os três senadores sul-mato-grossenses. As posturas deles vão desde julgar a discussão prematura, a achar que ela é inevitável e, por fim, que se trata de medida que precisa ser tomada com urgência.

Entre as PECs (Propostas de Emenda Constitucional) que tramitam no Senado Federal, uma delas é oriunda de MS. Por enquanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manifestou-se sobre os rumores que saem do informando que os prazos do calendário eleitoral estão mantidos. Mas, ministra do Tribunal adiantou que está nas mãos de deputados federais e senadores incluir na Constituição Federal a possibilidade de prorrogar o pleito em caso de pública.

“Se nós estamos no início da montanha e o pico dela deve acontecer em julho, agosto, como é que você vai fazer convenção? Como é que você vai fazer eleição sem mobilizar as pessoas?”, questionou o senador (PSD) ao Jornal Midiamax.

Na avaliação dele, contudo, o assunto deverá ser discutido mais adiante. “Vamos encarar e agir com responsabilidade no momento certo. Se adiaram até uma Olimpíada que tem um planejamento, que tem um envolvimento de bilhões de dólares do mundo todo, é porque alguma coisa séria tem por trás disso aí”, comentou, ao antecipar sua opinião pela necessidade da medida.

Para a presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Simone Tebet (MDB), ainda é muito cedo para discutir o adiamento das eleições. Conforme informado pela assessoria de imprensa da senadora, ela julga prematuro discutir isso no momento. Mas, em entrevista à imprensa nacional já se manifestou favorável à destinação do Fundo Eleitoral para combater o COVID-19.

120 dias após a pandemia

Já a senadora Soraya Thronicke (PSL) não só julga a discussão urgente como apresentou PEC prevendo o adiamento das eleições em situações de calamidade pública, como a atual. A proposta prevê que a votação ocorra 120 dias após ser encerrado o estado de calamidade decretado pelo Governo.

“Eleição é um processo importante em que o cidadão precisa estar plenamente envolvido, sem a preocupação que aflige o mundo neste momento — o cuidado com a própria saúde, diante do caos trazido pelo coronavírus — para ir às urnas com a serenidade e a cautela necessárias”, defendeu, em suas redes sociais.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)