Pular para o conteúdo
Política

Senado vota PEC de adiamento das Eleições 2020 na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (23), o Senado deve votar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de adiamento das eleições municipais de 2020. A votação foi confirmada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta sexta-feira (19). “Na terça-feira pautaremos o substitutivo do senador Weverton Rocha (PDT-MA) para votação em primeiro e segundo turnos”. Assim, o presidente […]
Arquivo -

Na próxima terça-feira (23), o Senado deve votar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de adiamento das eleições municipais de 2020. A votação foi confirmada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta sexta-feira (19).

“Na terça-feira pautaremos o substitutivo do senador Weverton Rocha (PDT-MA) para votação em primeiro e segundo turnos”. Assim, o presidente do Senado afirma que os parlamentarem deverão “garantir, principalmente, os prazos já estabelecidos, segurança jurídica e o fortalecimento da democracia com as eleições ainda neste ano”.

Segundo a proposta do senador, as eleições seriam adiadas para 6 e 20 de dezembro. Então, caso o texto seja aprovado em dois turnos pelo Senado, a PEC seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Reunião com TSE

Além da votação, Davi confirmou uma reunião na segunda-feira (22), para discussão do adiamento das eleições. O encontro deve começar às 14h e contará com a presença dos senadores, representantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), da OAB (Ordem dos Advogados do ), da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e outras instituições.

A sessão temática também terá a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. O Senado e TSE estão alinhando pensamentos devido ao cenário de pandemia que o Brasil se encontra. Então, o adiamento das eleições seria para garantir a segurança dos cidadãos em relação ao coronavírus.

Senadores de MS

Após o Senado ter pautado uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para adiar as eleições municipais de outubro devido a pandemia do coronavírus, senadores de ressaltam a necessidade da definição ainda em junho.

A reunião aconteceu de forma virtual, na última quarta-feira (17). A sessão abriu espaço para senadores exporem pontos de vista sobre a PEC de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo a proposta do senador, as eleições seriam adiadas para 6 e 20 de dezembro.

Assim, o senador Nelsinho Trad afirmou que o Congresso Nacional está preocupado apenas com a nova data para as eleições. O parlamentar ressaltou que outras datas que formam o também serão afetadas e merecem atenção. “A gente esquece que existe uma série de regulamentações que são realizadas pelo TSE e pelos TREs dos estados, que tem como balizamento, a data da eleição”, explicou.

Sobre o adiamento das eleições para dezembro, como prevê a PEC, a senadora Soraya Soraya Thronicke  afirma que é uma boa escolha. “Isso deixa a gente mais tranquilos, porque nem na nós temos espírito, para trabalhar uma pré-campanha”, afirmou.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro faz boa apresentação e despacha o Bahia no Mineirão, com dois gols de Kaio Jorge

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

CRB vence Volta Redonda e é o único clube com 100% de aproveitamento na Série B

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Morto em confronto no Jardim Monumento carregava sacola com crack e portava arma, afirma GCM

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Confusão com prisão aconteceu na noite desta quinta-feira (17)

Esportes

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

O novato da Sauber ainda não somou nenhum ponto nas primeiras quatro corridas que participou

Brasil

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Ao todo, 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Polícia

Incêndio repentino destrói casa em Três Lagoas

Moradores perceberam as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros